Ações

Fundo que comparou Brasil à Venezuela volta a vender ações da Eletrobras

Skagen vende mais de 672 mil ações preferenciais e reduz participação na companhia para 9,97%

Usina Eólica Volta do Rio – Ceará *** Local Caption *** Vista dos aerogeradores durante a visita técnica à usina Eólica Volta do Rio no Ceará. Usina eólica conectada a SE SOBRAL III, Chesf. A usina pertence ao grupo Energimp S/A, controlado pela IMPSA WIND (Industrias Metalúrgicas Pescarmona S.A.).

SÃO PAULO – O fundo noruegês Skagen anunciou a venda de 672.300 ações preferencias da Eletrobras (ELET6) nesta sexta-feira (21). O fundo possui agora 26.468.299 ações, representando 9,97% dos ativos da companhia.

O Skagen já provocou polêmica no Brasil ao comparar o país à Venezuela e à Argentina, no âmbito da Medida Provisória 579. Em novembro, um executivo do grupo comentou a questão em entrevista publicada no jornal “Financial Times”. “Vemos isso como uma forma de nacionalização de propriedade, então é mais ou menos o mesmo que vimos na Venezuela ou Argentina”, disse o executivo.

Ainda em novembro, os fundos geridos pela Skagen reduziram participação na Eletrobras de 15,22% para 14,82% do total de ações preferenciais classe B.