Fundação Lemman planeja construir fábrica para produção de vacinas contra Covid-19

Se a a unidade for construída, pode custar cerca de US$ 30 milhões e será doada ao governo federal

Equipe InfoMoney

Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles (Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – A Fundação Lemman, fundada por Jorge Paulo Lemann, anunciou que poderá construir uma fábrica para a produção de vacinas contra a Covid-19, se os testes que estão sendo realizados no Brasil pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com mais de duas mil pessoas forem bem-sucedidos, segundo informações do blog do Lauro Jardim, de “O Globo“. Além de Lemann, os sócios Beto Sicupira e Marcel Telles também estão apoiando o projeto.

Os testes da vacina, desenvolvida pela Universidade de Oxford, começaram a ser feitos no último sábado (20) no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da universidade paulista, e contam com o apoio do Ministério da Saúde e com a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) — dada em 3 de junho.

Segundo informações da coluna, se a a unidade for construída, deve custar algo em torno de US$ 30 milhões e será doada ao governo federal. A Fundação Lemann auxiliou todo o projeto no custeio de toda a infraestrutura médica e de equipamentos necessários.

Continua depois da publicidade

Segundo informações da fundação, a articulação para a vinda dos testes ao Brasil contou com a liderança da Professora Doutora Sue Ann Costa Clemens, diretora do Instituto para a Saúde Global da Universidade de Siena e pesquisadora brasileira especialista em doenças infecciosas e prevenção por vacinas, investigadora do estudo.

O InfoMoney entrou em contato com a assessoria da Fundação Lemann, que em nota informou que há um caminho importante a ser percorrido antes de celebrar bons resultados.

“O foco está em acompanhar a iniciativa. Há muitas pessoas e organizações trabalhando colaborativamente para o sucesso e, junto delas, esperamos dar nossa contribuição para que a pandemia seja superada, com foco e atenção ao Brasil e sua gente, nosso maior compromisso”.

Veja aqui como funciona cada etapa de desenvolvimento e aprovação de uma vacina.