Para todos os perfis

FGV premia XP como melhor plataforma digital do varejo

Consumidores elegeram plataforma da XP Investimento em qualidade de atendimento e produtos disponíveis

SÃO PAULO – O prêmio Melhor Banco para Investir 2019 (MBI), promovido pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), em parceria com a Factual Consult e a Revista IstoÉ Dinheiro, elegeu a XP Investimentos como melhor Plataforma Digital de Varejo pelo segundo ano consecutivo. Os prêmio geral do ranking, que premia, além de plataformas, bancos, ficou com o Itaú Unibanco.

O levantamento avalia desempenho dos produtos oferecidos e qualidade dos serviços prestados pelas maiores instituições financeiras do Brasil. A plataforma da XP conquistou nota máxima em dois quesitos: “diversidade de fundos”, “desempenho dos fundos” e “taxa administrativa”.

Dentre os critérios avaliados pela instituição estão taxas de administração dos fundos, média de investimentos iniciais, número de reclamações das instituições segundo o Banco Central e custos de pacotes. Já a qualidade do atendimento é mensurada por meio de avaliações dos clientes. Desempenho e diversidade correspondem a 40% da nota final.

PUBLICIDADE

Para Gustavo Pires, diretor de fundos de investimentos da XP, vencer o prêmio corrobora uma estratégia que a empresa tem desde o início das operações, que é a criação de um marketplace com os melhores produtos do mercado para todos os perfis de investidores, do mais conservador ao mais agressivo.

Com mais de 500 fundos divididos entre cerca de 130 gestores, a plataforma da XP não tem intenção de trazer todos os produtos do mercado. “Não queremos uma quantidade enorme de fundos só por ter. A XP não persegue um ranking de plataforma que tem mais fundos”, diz Pires.

Um processo de seleção minucioso, que leva em conta os processos, os produtos, a performance e a partnership (pessoas que formam o fundo), vem trazendo resultados satisfatórios neste aspecto. “Na última década, vários fundos passaram por eventos bastante negativos – alguns deles chegaram a quebrar. Nenhum desses eventos de larga magnitude ocorreu com a XP”, comemora o executivo.

Resgate Express

Visando a longevidade do cliente, a XP lançará para sua base de mais de um milhão de pessoas uma ferramenta de crédito chamada Resgate Express, por meio da qual os cotistas de fundos podem antecipar resgates de parte dos seus saldos pagando juros muito próximos ao CDI: condições que nenhuma outra empresa oferece no mercado.

Para Pires, esse diferencial permite ao cliente montar um portfólio de acordo com suas necessidades e, consequentemente, melhora o relacionamento com a empresa. “Estamos ultrapassando novas fronteiras”, diz.

Invista pela XP Investimentos e conheça os fundos disponíveis. Clique e abra sua conta gratuita.