FCA confirma negociações para fusão com Peugeot SA

Operação criaria um gigante automotivo de US$50 bilhões, capaz de vender quase 9 milhões de carros

ANSA Brasil

Publicidade

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) confirmou nesta quarta-feira (30) que está em negociações com o grupo francês PSA, dono da Citroën e da Peugeot, para uma possível fusão.

“Estão em andamento discussões para criar um grupo de líderes mundiais em mobilidade”, afirmou a FCA em nota, ressaltando que “não há mais nada para adicionar no momento”.

A PSA, por sua vez, se limitou a confirmar que “negociações estão em curso para criar um dos principais grupos de automóveis do mundo”.

Continua depois da publicidade

A operação criaria um gigante automotivo de US$50 bilhões, capaz de vender quase 9 milhões de carros e ocupar o quarto lugar no ranking global das principais montadoras, ficando atrás da Volkswagen, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e da Toyota.

A empresa francesa convocou um conselho de administração extraordinário para esta tarde para examinar a proposta, revelaram fontes.

A negociação já havia sido adiantada ontem (29) pelo jornal americano The Wall Streel Journal, o qual informou que uma das hipóteses seria uma fusão total, com o CEO da PSA, Carlos Tavares, ocupando o cargo de diretor geral do novo grupo, e o presidente da FCA, John Elkann, como mandatário do conselho de administração.

Continua depois da publicidade

Hoje cedo, o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Stefano Patuanelli, afirmou que o governo italiano está acompanhando as negociações, mas não é ideal fazer nenhuma declaração ainda porque é uma “operação de mercado”.

A hipótese do acordo ítalo-francês surge cinco meses após a tentativa de fusão com a grande rival da Peugeot, a Renault, que não foi concluída, principalmente devido à falta de apoio à operação do governo francês, acionista de ambas as empresas automobilísticas.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.