Apoio

Farfetch inova para atender demanda de brasileiros por moda de luxo

No ano de 2020 a plataforma registrou crescimento global de 64% e alcança pela primeira vez o EBITDA ajustado positivo

MoneyLab

Suporte Boutiques dá suporte às milhares de lojas ao redor do mundo que se encontravam fechadas
Suporte Boutiques dá suporte às milhares de lojas ao redor do mundo que se encontravam fechadas

Publicidade

A FARFETCH, maior plataforma global para a indústria da moda de luxo, inova para atrair mais consumidores brasileiros. A companhia, que conecta criadores, curadores e consumidores ao redor do mundo, reúne as principais marcas e boutiques de luxo e busca compreender as demandas do público nacional para garantir uma experiência única.

Com um crescimento global de 64% em 2020, a Farfetch chegou a uma receita de US$ 1,7 bilhão. As vendas online despontaram como alternativa para o mercado de luxo — e por aqui não foi diferente.

No Brasil, assim como em muitos países do mundo, o fechamento das lojas físicas e o isolamento social acabaram criando uma demanda maior por compras online e com isso foi observado algumas mudanças de comportamento e criadas algumas iniciativas para atender os novos consumidores.

Continua depois da publicidade

Em março de 2020, foi criada a campanha Suporte Boutiques com o intuito de suportar milhares de lojas ao redor do mundo que se encontravam fechadas. Através de uma campanha global de frete grátis, a FARFETCH trouxe uma maior visibilidade para suportar marcas locais, ajudando a não perderem volume de venda durante a pandemia.

Além disso, a FARFETCH criou uma série de ferramentas com o intuito de aumentar a interatividade dos consumidores, como é o caso do Virtual Try-On, onde o usuário do aplicativo escolhe o produto que quer provar, e rapidamente o tênis ou o óculos aparece na tela e se ajusta às dimensões do usuário e o App Visual Search, que possibilita o usuário a fazer o upload de fotos no aplicativo da Farfetch e o mesmo analisa os produtos e oferece sugestões de peças iguais ou similares ao cliente, criando uma maior conexão entre o online e o offline.

O serviço de atendimento ao cliente e parceiros se adaptou para atender ao maior volume e notou-se que os brasileiros se mostraram mais interessados em obter informações sobre as características do produto e detalhes das peças que estavam comprando.

Continua depois da publicidade

Segundo a companhia, foi observado um aumento de 54% na demanda de clientes brasileiros que entraram em contato com a Farfetch para solicitar informações sobre os produtos tais como: tamanho, medidas, modelagem entre outros dados mais precisos para uma compra assertiva.

Para garantir esse atendimento, a companhia disse que se aproximou dos clientes para ajudar em eventuais dúvidas e para trazer uma diversidade de conteúdo, tornando a experiência de compra cada vez mais agradável e garantindo que esse consumidor volte a comprar.

A FARFETCH reforça ainda que segue com os investimentos em inovação e tecnologia buscando soluções para se conectar de forma mais assertiva e personalizada com o cliente.

Continua depois da publicidade

“Para se ter uma ideia, 25% do time global da Farfetch está em times de tecnologia, oferecendo suporte para todas as áreas do negócio e buscando sempre trazer novas ferramentas, possibilitando o crescimento da empresa e fomentando diferentes tecnologias ao redor do mundo”, diz Daniel Funis, vice-presidente da Farfetch Latam.

Os mais vendidos no Brasil

A venda de joias e relógios aumentou de forma expressiva entre os brasileiros. Somente entre os meses de abril e julho de 2020, houve um crescimento de 60% na comercialização desses artigos na plataforma da Farfetch.

Continua depois da publicidade

“Acredito que a categoria deve continuar o seu crescimento este ano. A Farfetch, como plataforma global de moda de luxo, sempre deu destaque à categoria de joias, através das mais de 400 marcas e 10. mil peças disponíveis no nosso site”, diz Funis.

O executivo diz que agora o consumidor está dando mais valor para esses produtos, que apresentam durabilidade e a possibilidade de passar por gerações. “Além disso, eles estão mais abertos a adquirir esses itens online, seja pela variedade de produtos e marcas, ou pelas opções de pagamento e preço”, avalia.

Outra aposta de crescimento no Brasil é a categoria de streetwear, que em 2020 registrou o crescimento nas vendas de 30%, marcado pela ascensão de marcas que são referência neste segmento. “Além disso, para este ano, também apostamos no crescimento das categorias de moda masculina e kidswear”, afirma o executivo.

Sustentabilidade no radar

A companhia também destaca a frente de sustentabilidade para alavancar o negócio globalmente. Com as vendas online em alta, impulsionadas pelo isolamento social e a mudança de padrão de consumo, a Farfetch acompanha o movimento da indústria da moda em direção à prática de negócios mais sustentáveis e inclusivos.

Segundo a empresa, há um conjunto de metas de sustentabilidade para 2030 como parte da sua estratégia “Positively FARFETCH” e que tem por objetivo aumentar a eficiência e a diversidade do negócio, enquanto expande a oferta ao cliente e disponibiliza para boutiques, lojas de departamento e marcas uma plataforma que apoia as suas próprias iniciativas de sustentabilidade.

“Esse conjunto de metas tem por objetivo fomentar iniciativas que visam aumentar o impacto positivo ao meio ambiente, aumentando também a oferta de produtos dentro da nossa plataforma que são certificados como “conscientes” e melhores para as pessoas, o planeta ou os animais”, finaliza Funis.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.