Execuções de hipotecas nos EUA atingem maior nível da séria histórica em abril

Em comparação com o mesmo período do ano passado o número de notificações disparou 32%, apontam os dados da RealtyTrac

Publicidade

SÃO PAULO – O número de execuções de hipotecas nos Estados Unidos bateu o seu segundo recorde consecutivo no mês de abril, informou o RealtyTrac em relatório publicado nesta quarta-feira (13).

No período, 342.038 domicílios receberam avisos de default ou leilão, representando assim uma proporção de uma para cada 374 moradias, a maior taxa desde que os dados começaram a ser apurados, em 2005.

Em relação a março, as execuções avançaram 1%, porém quando comparados com abril do ano passado os dados soam um tanto quanto alarmantes: em uma base anual, o número de casas que foram notificadas disparou 32%.

Continua depois da publicidade

Ainda pior

Desde que o colapso do mercado imobiliário teve início, em agosto de 2007, o total de execuções atinge 1,3 milhão. Nesse sentido a RealtyTrac está considerando elevar as suas estimativa para este ano, que estavam em 3,4 milhões.

Segundo analistas um dos principais fatores para esta taxa elevada é a forte queda dos preços dos imóveis desde o começo da crise, fazendo com que o valor de uma propriedade fique abaixo daquele de sua hipoteca, aumentando a inadimplência.