Estácio está otimista com crescimento de participação no mercado

Empresa focará tanto em ensino à distância como em presencial, disse o diretor de RI da empresa, Virígilio Gibbon

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SÃO PAULO – Após apresentar resultado expressivo no terceiro trimestre, a Estácio Participações (ESTC3) afirmou que continuará a se expandir e a aumentar sua fatia de participação de mercado. A companhia de educação visa acelerar o crescimento tanto por meio de campus para alunos presenciais quanto no segmento EAD (ensino à distância).

A base de alunos de graduação EAD evoluiu 38,5% ante igual período do ano anterior para um total de 51,8 mil. Está nos planos da empresa abrir, pelo menos, 61 pólos de EAD, que, segundo diz a Estácio, alcançam maior número de alunos, pois eles não precisam frquentá-lo toda semana. A empresa também criará uma diretoria executiva para o segmento.

“Vamos dobrar nossa capacidade de oferta com investimento baixo”, disse o diretor de RI, Virígilio Gibbon, em teleconferência realizada com analistas nesta sexta-feira (9). “Nossa cobertura será suficiente para darmos uma arrancada no crescimento”, enfatizou.

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Sobre o segmento presencial, dois novos campus foram aprovados para entrarem em operação, um em Angra dos Reis e outro em Teresópolis. A Estácio disse que deve tanto focar em empreendimentos greenfields como em escolas já existentes.

Segundo a Estácio, a companhia está tão bem estruturada, que poderá realizar com êxito captações mais relevantes. A companhia ressalta que isso não é o “norte” dela, mas que poderá colaborar na aceleração da expansão.

“A gente vive um grande momento, com perspectivas alinhadas ao ambiente. Seguimos entusiasmados; não tem atalho, nem crescimento milagroso. Vamos crescer com paciência e dar retorno a quem acredita na gente”, ressaltou.

Resultados
Na quinta-feira (8), a Estácio informou evolução de 28,0%, em seu lucro líquido do terceiro trimestre deste ano para R$ 39,8 milhões, pela base ano a ano de comparação. A receita líquida da companhia aumentou 21,3%, para R$ 349,6 milhões em relalção à igual intervalo de 2011, em função do reajuste significativo do ticket médio e do crescimento da base de alunos.

O Ebitda (lucro antes de juro, imposto, depreciação e amortização) subiu 43,3%, para R$ 67,8 milhões em relação ao período de julho a setembro do ano anterior, enquanto a margem ebitda (Ebitda/Receita Líquida) teve acréscimo de 3 pontos percentuais. 

A base total de alunos cresceu 14,8%, para 284,4 mil estudantes, sendo 231,1 mil inscritos  em cursos presenciais e outros 53,3 mil em cursos de ensino à distância.