Do Zero ao Topo

Amend: o atleta paralímpico que transformou a fábrica falida em uma gigante de cosméticos

Cintra assumiu o negócio da família quando estava prestes a falir. Recuperou a empresa e se tornou atleta. Confira sua trajetória no podcast Do Zero ao Topo

SÃO PAULO – Aos 22 anos o paulistano André Cintra se viu obrigado a assumir os negócios da família após perder seu pai. Na época, em 2002, a Amend era uma pequena fabricante de cosméticos à beira da falência e abandonada pelo outro sócio fundador — que achou melhor abrir uma nova empresa.

“A empresa tinha 101 protestos, três pedidos de falência e alguns milhões de dívida. Eu não tinha a mínima ideia de quanto era a dívida. Foi assim que me tornei empresário”, afirmou Cintra em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

A trajetória do empreendedor — que conseguiu reerguer os negócios e transformar a Amend em uma companhia com cerca de 600 fundiconários e presença em 12 países — é tema do episódio 75 do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Apesar de ainda muito jovem quando assumiu a Amend, esse não foi primeiro desafio da vida de Cintra que lhe exigiu uma grande capacidade de adaptação. Aos 17 anos, após um acidente de moto, ele teve uma amputação na perna que mudou sua trajetória. Amante de esportes radicais, aprendeu a desenvolver próteses que o permitissem praticar snowboard, kitesurf e até rapel.

Depois do sufoco inicial com a empresa, Cintra passou a se dedicar mais aos esportes e aos 33 anos se tornou atleta profissional de snowboard. Ele classificou o Brasil para a sua primeira Paralimpíada de inverno nos Jogos de Sochi, em 2014.

“Como o primeiro cara a praticar esse esporte, eu não tinha referência nem ninguém para me ensinar nada. Tive que abrir caminhos, chegar na neve sozinho. Talvez, se eu não tivesse esse DNA de empreendedor, eu jamais teria conseguido”, contou o atleta. Cintra conquistou dois décimos lugares nas Paralimpíadas da Coreia do Sul, em 2018, e uma medalha de bronze na Copa do Mundo de Snowboard em 2015.

“No esporte, aprendi muito sobre liderança, trabalho em equipe e a importância de usar as ferramentas certas. Isso me trouxe ensinamentos para o mundo dos negócios”, afirmou. Conheça a história completa de Cintra e da Amend no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

PUBLICIDADE