Embora esperada, elevação do IPI sobre bebidas deve afetar negativamente Ambev

XP e Ativa apontam visão negativa para empresa; decisão do governo é para compensar perdas de desoneração sobre outros setores

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A decisão do governo em elevar a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre bebidas deve impactar negativamente a Ambev (AMBV4), embora a medida já fosse esperada pelo mercado, mostraram os analistas Júlia Monteira, da Ativa Corretora, e Rossano Oltramari e William Alves, da XP Investimentos. O governo viu como necessário o aumento do imposto sobre bebidas e cigarros para compensar a perda da arrecadação de imposto pelas medidas de desoneração sobre outros setores anunciadas recentemente.

Para Oltramari e Alves, a questão ainda deve afetar a companhia, visto que, devido ao seu poder de mercado, historicamente, a Ambev tende a repassar ao consumidor final o incremento de custos.

O valor do reajuste será divulgado no Diário Oficial da União, da próxima quarta-feira (4). Contudo, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, não detalhou ainda o impacto da elevação da taxação do setor.