Visionário

Em vídeo de 1997, Jeff Bezos revela epifania que gerou o império Amazon

Bezos explica a escolha por livros e ainda comenta sobre como o crescimento da internet atingia números impressionantes

arrow_forwardMais sobre
tela da Amazon em 1997
Tela do site da Amazon em 1997 (reprodução)

SÃO PAULO – Um vídeo gravado em 1997, durante uma conferência de bibliotecários nos Estados Unidos, mostra um Jeff Bezos de 20 anos atrás explicando o porquê da Amazon escolher livros como o primeiro produto a ser vendido em sua plataforma.

Bezos ainda comenta sobre como o crescimento da internet atingia números impressionantes e explicava que esses dados o motivaram a fundar uma empresa digital. Em 1997 a Amazon tinha apenas três anos de funcionamento.

O bilionário construiu o que se tornaria um dos maiores impérios do varejo mundial a partir do zero. A entrevista mostra o quão bem ele entendeu a internet.

“Três anos atrás, eu estava na cidade de Nova York trabalhando para um fundo de hedge quando me deparei com a estatística surpreendente de que o uso da internet estava crescendo em 2.300% ao ano, então decidi que tentaria encontrar um plano de negócios que fizesse sentido nesse mundo”, explica um Bezos de 33 anos de idade.

Para o bilionário, começar a Amazon vendendo livros parecia ser uma ótima ideia por conta da seleção quase infinita de títulos de disponíveis no mundo. “Fazendo uma lista de 20 produtos diferentes que você poderá vender, percebi que os livros seriam ótimos como os primeiros, pois os livros são incomuns em um aspecto muito importante: há mais itens na categoria de livros do que em qualquer outra categoria de produtos”, explica.

“Existem mais de 3 milhões de livros diferentes em todo o mundo. São títulos ativos, impressos a todo momento em uma infinidade de idiomas, mais de 1,5 milhão somente em inglês”, acrescentou. “Então, quando você tem tantos itens a disposição, pode literalmente construir uma loja online que não poderia existir de outra maneira”, conclui Bezos.

Mais tarde na entrevista, ele também mencionou uma frase que se tornou um lema para ele e para a Amazon. “What’s really incredible about this is that this is day 1 — this is the very beginning“, algo como “o que é realmente incrível sobre isso é que esse é o primeiro dia – este é o começo”, em tradução livre.

O fundador da Amazon concluiu a entrevista dizendo: “Acho que daqui a milênios, as pessoas olharão para trás e dirão: ‘Uau, o final do século 20 foi realmente um ótimo momento para estar vivo neste planeta’.

Viral no Twitter

Desenterrado por um usuário do Twitter, o vídeo já está com mais de 1,2 milhão de visualizações na rede social.

O vídeo foi amplamente compartilhado por conta do discurso direto e, de certa forma, visionário de Bezos, hoje a pessoa mais rica do mundo.

Na época do vídeo, a Amazon havia realizado sua oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) há poucos meses. A companhia de Bezos realizou seu IPO em maio de 1997 com papéis negociados a US$ 18. Hoje, as ações valem mais de US$ 1.700.

Assista à entrevista completa abaixo:

Transforme boas ideias em realidade. Invista. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis