Eletropaulo: queda na perspectiva do rating reforça momento ruim da empresa

Cenário atual contribui para que o mercado continue esperando resultados ruins para a companhia no próximo ano, colocando em risco tanto a sua geração de caixa quanto o seu endividamento

Carolina Gasparini

Publicidade

SAO PAULO – A revisão da perspectiva do rating da Eletropaulo (ELPL4) para negativa, anunciada pela Standard & Poor’s na última terça-feira (18), corrobora para o momento negativo da companhia, que já vem sofrendo com a expectativa de queda de geração de caixa nos próximos resultados, por conta da multa bilionária que ela terá de pagar à Eletrobras (ELET3, ELET6).

A 5ª Vara da Comarca do Rio de Janeiro determinou que a Eletropaulo terá de pagar dívida de aproximadamente R$ 1,3 bilhão à Eletrobras, contraída em 1986, antes da privatização. Em relatório, a equipe de análise da XP Investimentos afirma que, caso a Eletropaulo não reverta a decisão, a companhia sofrerá perdas significativas e poderá elevar seu endividamento, o que é ainda mais preocupante.

“Considerando o cenário de redução de sua geração de caixa prevista para 2013, seguimos com nossa visão não atrativa no papel”, dizem os analistas. Dentro do setor, eles seguem dando preferência para as ações de Taesa (TAEE11) e Tractebel (TBLE3).