Eletrobras e EDF assinam acordo para estudos no Complexo de Tapajós

Documento também prevê ações relacionadas à Copa de 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016 e na área de energia nuclear

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – A Eletrobras (ELET3, ELET6) assinou contrato com a  EDF (Electricité de France) para atuação conjunta nos estudos Complexo de Tapajós, no Pará, e em ações relacionadas à Copa de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. 

O documento, assinado na quinta-feira (21) com a presença do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também prevê a troca de informações e experiências no segmento da energia nuclear. “O acordo estabelece que será formado um comitê estratégico, constituído pelo Presidente da Eletrobras, José da Costa, e pelo Vice -presidente Executivo Sênior de Desenvolvimento Internacional da EDF, Gérard Wolf, e ainda um comitê operacional”, explica a Eletrobras em  nota.

Além disso, está previsto no acordo a realização de estudos sobre o chamado Arco Norte, a interligação entre a Guiana Francesa, o Suriname e o Brasil. Além da participação das duas empresa, o estudo conta ainda com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Continua depois da publicidade

Outros dois pontos previstos no documento são as trocas de experiências sobre o sistema elétrico da França, considerado um dos mais robustos do mundo, e em Pesquisa e Desenvolvimento na área de novas energias renováveis, como eólica e solar.