Do Zero ao Topo

Edu Lyra: o empreendedor que abriu os olhos dos maiores empresários do país para as favelas

A história de Edu Lyra e da Gerando Falcões, ONG que atua com o modelo de gestão da Ambev, é tema de episódio do podcast Do Zero ao Topo

SÃO PAULO – A crise do coronavírus levou empresários e companhias dos mais diversos tamanhos e setores a praticar a solidariedade, por meio de doações e campanhas em prol da população e de profissionais mais vulneráveis. Mas o país conta também com centenas de empreendedores que fizeram da preocupação social o alvo de seus empreendimentos muito antes do coronavírus. Neste sentido, um dos principais nomes é Edu Lyra.

O jovem de 32 anos, que nasceu em uma favela na grande São Paulo, é fundador da ONG Gerando Falcões. Desde 2013, ele conseguiu captar recursos com alguns dos maiores empreendedores do país como Jorge Paulo Lemann, Carlos Wizard, Flavio Augusto, Guilherme Benchimol, Rubens Menin e André Gerdau.

PUBLICIDADE

“Eu sempre quis mostrar para o jovem da favela que existem alternativas ao mundo do crime. Foi isso que a minha mãe sempre me ensinou”, afirma Lyra. A história do empreendedor é tema do 46º episódio do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores.

A Gerando Falcões nasceu como um projeto para apoiar jovens na região em que Lyra cresceu, mas graças aos altos investimentos que recebeu (e um conselho de Lemann de que Lyra precisava “sonhar grande”), a companhia é hoje uma rede que apoia ONGs ao redor de todo o país para atuarem em favelas. Cada instituto escolhido recebe aporte financeiro e precisa apresentar resultados convincentes ano após ano.

Lyra focou em desenvolver a gestão da instituição e trouxe o modelo Ambev para o mundo social. Todos dentro da organização possuem metas, avaliação por rendimento, bonificação e plano de carreira. Com isso, o jovem espera é levar os projetos sociais da ONG para 1.200 favelas brasileiras (cerca de 20% das favelas do país) nos próximos quatro anos. “O nosso sonho grande é um dia colocar a miséria da favela no museu”, afirma. Confira a história completa no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.