Marketing Digital

Dra. Carla Sarni, a dona do Império do Sorriso!

Episódio do ROI Hunters busca entender o formato de franquias

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Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 167 bilhões só no último ano. Alguns segmentos tiveram destaque durante os últimos meses, entre eles o de saúde, beleza e bem-estar, que aumentou seu faturamento em 3,1% no ano passado, somando R$ 35,2 bilhões. A projeção da ABF para este ano é que o setor como um todo cresça 8% em faturamento, 5% em unidades, 2% em novas redes e 5% no número de empregos diretos.

Neste episódio do ROI Hunters, Dener Lippert, CEO da V4 Company, Guilherme Lippert, Cofundador e Key Account Manager da V4 Company e Fernando Miranda, head de Marketing do InfoMoney, convidam a Dra. Carla Sarni, CEO do Grupo Salus, holding de saúde e bem-estar do país, para entender como construiu um sistema de franquias sólido capaz de expandir mesmo durante o período de crise, causado pela Covid-19.

Carla, que está a frente da holding, reforça que entre as sete marcas que pertencem ao grupo, três funcionam no formato de franquias. “A Sorridents Clínicas Odontológica tem mais de 450 unidades. A GiOLaser, adquirida pelo grupo em 2018, tendo como sócia a atriz Giovanna Antonelli, iniciou sua expansão em 2020 e hoje estamos com cerca de 240 unidades. E a Olhar Certo, que é uma rede de clinica de oftalmologia”, completa Sarni.

A empreendedora ainda conta que a holding tem cerca de 6 milhões de clientes atualmente, e possui um suporte – direta e indiretamente – de 12 mil profissionais entre colaboradores e parceiros.

Sarni conta sobre o processo de compra e estrutura da GiOLaser. “A Giovanna era garota propaganda da Sorridents, e em uma conversa, me falou mais sobre a empresa, que na época era sócia junto com um casal de médicos, quando tinham apenas 13 unidades. Comprei a empresa, a Giovanna permaneceu, e tiramos 2019 para organizar a companhia. Neste período, havia apenas 1 colaborador na matriz, então decidimos trazer gestão e contratamos 36 colaboradores, entre diretores e executivos”, afirma.

Segundo a empreendedora, com a estrutura montada atualmente, 89% dos franqueados da GiOLaser conseguem um ponto de equilíbrio já no primeiro mês de operação. “Que eu tenha conhecimento, eu fui a única franqueadora do país a não fechar nenhuma unidade em 2020/2021, e ainda abri em 2020 92 novas lojas, e neste ano 162 até agora”.

Falando sobre maturação de negócio, Carla compartilha que a Sorridents construiu um equilíbrio nas contas a partir da 58ª unidade, e que segundo ela, até esse período, utilizava caixa das 23 unidades próprias para colocar na franqueadora.

Sobre o crescimento acelerado durante a pandemia, a executiva diz que, com o fechamento dos postos de saúde e a pausa nas cirurgias eletivas, milhares de pessoas que estavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) se desesperaram. “Naquele momento, nossa rede de oftalmologia permaneceu aberta atendendo as urgências e emergências. Uma pessoa com deslocamento de retina, por exemplo, precisa ser atendida com urgência, caso contrário, corre o risco de ficar cega. Então, essa demanda do SUS acabou migrando para nós”, analisa.

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Ela conta que o crescimento durante esse período foi de mais de 700%, e que pelo alto volume na demanda, recentemente, inaugurou o primeiro hospital em Moema. “O hospital já realizou cem cirurgias na primeira semana e paramos de terceirizar a locação de hospitais”, completa.

Um dos pontos de auge foi quando Carla Sarni compartilhou algumas das novas estratégias adotadas na pandemia, entre elas a teleodontologia, que foi montada em apenas 48 horas. “Durante os primeiros dias da pandemia, migramos nosso call center para a residências dos dentistas, e disponibilizamos um 0800 para a população. Então, o próprio dentista atendia o usuário. Com isso, conquistamos 600 mil novos clientes”, finaliza Sarni.

Entenda nesse episódio os segredos, métodos de trabalho e estratégias adotadas por uma das principais franqueadoras do país. Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.

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