MELHORES DA BOLSA 2020 AO VIVO Do Zero ao Topo: CEOs de Totvs, Stefanini e Locaweb discutem o papel do setor de tecnologia no mercado brasileiro

Do Zero ao Topo: CEOs de Totvs, Stefanini e Locaweb discutem o papel do setor de tecnologia no mercado brasileiro

Do Zero ao Topo

David Neeleman, da Azul: o empreendedor serial de companhias aéreas

Azul nunca enfrentou uma crise tão série em sua história, mas seu fundador coleciona companhias aéreas e as crises que elas inevitavelmente elas encaram

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Luiz Barsi, um dos maiores e mais admirados investidores de ações do Brasil,  costuma dizer que “companhias aéreas foram feitas para quebrar”. Sua teoria ganhou muitos adeptos em um momento em que as empresas de aviação ao redor de todo o mundo têm suas operações paralisadas pelo coronavírus. Mas David Neeleman, fundador da aérea brasileira Azul, garante que essa é “apenas mais uma crise” e que a empresa vai sobreviver.

Apesar de a Azul ter apenas 12 anos de atuação no mercado brasileiro, Neeleman é um profundo conhecedor de companhias aéreas e das crises que inevitavelmente elas encaram. Antes da Azul, criou as americanas JetBlue e Morris Air e ainda a canadense WestJet.

Aprenda a investir na bolsa

“O pior momento para mim foi o 11 de setembro. A gente tinha um ano e pouco de empresa [a JetBlue], estávamos voando em Nova York e tínhamos planejado anunciar o IPO da companhia no dia seguinte”, contou Neeleman em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

A história completa do empreendedor é tema do 38º episódio do podcast. É possível seguir e escutar o programa pela Apple PodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores de podcast.

A Azul atende mais de 100 cidades brasileiras, tendo a maior cobertura aérea do país. Em 70% das rotas ela é a unica companhia que opera essas cidades.

Por conta da crise atual, a empresa parou de voar para 75 destinos e 90% de seus voos foram interrompidos. Na Bolsa, as ações caíram mais de 70%. “Se você têm um bom plano, uma boa gestão e convicção nos seus negócios, você não se preocupa com o sobe desce das suas ações na Bolsa”, afirmou Neeleman sobre a queda dos papéis.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgar Corona, da rede Smart Fit.

PUBLICIDADE