Investigação

CVM está investigando 12 processos sobre a Petrobras

A política de preço da companhia, por exemplo, está entre as ações investigadas, e todos os conselheiros foram ouvidos, disse presidente da CVM

Aprenda a investir na bolsa

O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Gomes Pereira, informou que há neste momento 12 processos de apuração iniciados sobre a Petrobras (PETR3;PETR4) na CVM, e três que já foram decididos – referentes à participação de fundos de pensão como representantes dos acionistas minoritários em 2012.

A política de preço da companhia, por exemplo, está entre as ações investigadas, e todos os conselheiros foram ouvidos. “Ninguém é obrigado a vir para o mercado de capitais, mas assim que uma empresa entra nesse mercado tem de estar aberta a prestar informações”, disse. Pereira participa de audiência pública conjunta das comissões de Finanças e Tributação; e de Fiscalização Financeira e Controle.

O deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que pediu a reunião, frisou que os conselheiros são investigados em três processos sobre preços de combustíveis em que são investigados membros do governo.

Aprenda a investir na bolsa

Pereira explicou aos deputados que a comissão não investiga casos de corrupção. A CVM é o órgão que fiscaliza o mercado de ações no Brasil. No caso da Petrobras, cabe à comissão analisar as obrigações dos administradores quanto ao mercado. Desvios em outras áreas devem ser investigados pela polícia e pelo ministério público, disse.