Energia

Cteep lidera ganhos do Ibovespa a um dia de decisão sobre indenizações

Anúncio da Aneel sobre valores de indenizações no processo de renovação antecipada e movimento de ajuste de fortes quedas impulsionam alta do papel

SÃO PAULO – Em um dia de queda do Ibovespa, as ações da Transmissão Paulista (TRPL4) vêm registrando movimento contrário, liderando os ganhos do índice nesta quarta-feira (30). Os ativos TRPL4 registravam, por volta das 16h30 (horário de Brasília), alta de 4,40%, aos R$ 32,52.

O anúncio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre os valores das indenizações no processo de renovação antecipada das concessões, marcado para a próxima quinta-feira (31) é um importante fator catalisador para as ações da companhia elétrica, de acordo com o analista do BB Investimentos, Rafael Dias. Assim, as expectativas sobre as indenizações sobre a Transmissão Paulista poderiam ser um fator bastante positivo para os papéis.

Já de acordo com o analista da Amaril Franklin, Eduardo Machado, esta alta ocorre devido a um momento de ajuste das fortes quedas sofridas pelo papel nos últimos meses, em meio às notícias de redução do preço da energia elétrica e da antecipação das concessões. Apesar da alta desta data, os papéis TRPL4 registram queda de 40,76% no acumulado do ano – a quarta maior baixa de todo o índice em 2012.

“Os papéis do setor têm registrado forte volatilidade em meio às medidas do governo, a despeito das características defensivas do setor; com isso, alguns investidores se sentem motivados a comprarem as ações da empresa, buscando retorno rápido”, afirma o analista.