Conteúdo Patrocinado

Maior evento de IA para negócios do Brasil destaca Inteligência Aumentada como tema

O Cortex Summit 2025 irá discutir como a combinação da Inteligência Artificial com as capacidades humanas vai transformar a competitividade empresarial nos próximos anos

Daniel Navas

O Cortex Summit 2025, acontecerá em São Paulo, no dia 02 de setembro - (Imagem: Divulgação)
O Cortex Summit 2025, acontecerá em São Paulo, no dia 02 de setembro - (Imagem: Divulgação)

Publicidade

A Inteligência Artificial (IA) está se consolidando como um dos pilares estratégicos mais importantes para empresas do mundo todo. De acordo com a consultoria McKinsey, sete em cada dez companhias já incorporaram a tecnologia em suas operações.

No entanto, muito além da IA generativa, popularizada por ferramentas como o ChatGPT e Gemini, a evolução de novas soluções tecnológicas está abrindo caminho para uma nova fronteira: a da Inteligência Aumentada.

Este será um dos temas debatidos no Cortex Summit 2025, o maior evento de IA e de Go-to-Market do Brasil. O encontro reunirá em São Paulo, no dia 02 de setembro, líderes de mercado para discutir as aplicações mais avançadas da tecnologia e dados para resolver problemas de negócio.

Entre os palestrantes confirmados estão representantes de empresas como McDonald’s, Google, Amazon, L’Oréal, Danone, Flash, Gupy e Heineken.

O que é Inteligência Aumentada?

A Inteligência Aumentada é um conceito adotado de forma pioneira como posicionamento pela Cortex no Brasil, empresa AI native, que nasceu a partir de soluções de IA preditiva e mineração de texto muito antes do surgimento de tecnologias de IA generativa.

O conceito surge como um novo paradigma, focado na Inteligência Artificial potencializando a habilidade humana no mundo corporativo e nos processos de negócio, como, por exemplo, com a criação de agentes inteligentes.

Continua depois da publicidade

Esses sistemas autônomos de IA realizam tarefas complexas do início ao fim, operando como uma extensão da capacidade humana. Na visão de Daniel Pires, co-fundador da Cortex, a IA generativa, em sua forma mais básica, está se tornando uma commodity, e a verdadeira vanguarda da inovação se manifesta nesta abordagem.

“A Inteligência Aumentada não trata de substituir pessoas por robôs, mas, sim, potencializar suas habilidades, transformando processos que antes eram manuais, custosos e demorados em operações ágeis, mais eficientes e inteligentes”, destaca Pires.

“Na Cortex, os agentes são projetados para atuar como aliados, automatizando tarefas operacionais, gerando insights, analisando dados e executando ações complexas, liberando o capital humano para se concentrar em tarefas que exigem criatividade, empatia e pensamento estratégico”.

Continua depois da publicidade

Em diversos setores da economia

A Cortex vem adotando esse conceito de agentes autônomos de IA em diversas frentes. Para empresas que fazem negócios com outras companhias, os agentes são capazes de realizar prospecção automática por voz ou mensagem e distribuir estrategicamente nas carteiras de clientes dos vendedores, deixando seu tempo livre para fazer o que de fato importa: vender.

Na indústria, já existem agentes que auxiliam equipes de vendas em campo via WhatsApp sugerindo rotas e PDVs a serem prospectados, mix de produtos, etc., evidenciando a versatilidade da Inteligência Aumentada na otimização de processos.

“A discussão sobre a Inteligência Aumentada é um movimento estratégico e necessário para o mercado brasileiro. Os próximos anos serão marcados pela ascensão desses ‘aliados’ de IA, elevando a produtividade, a eficiência e a capacidade competitiva dos negócios”, explica Pires.

Continua depois da publicidade

Apoio da XP Educação

A XP Educação, braço educacional da XP Inc., e empresa pioneira no Brasil a formar 100% do quadro de colaboradores em Inteligência Artificial, será uma das apoiadoras do evento, pois acredita que a Inteligência Artificial deve estar no centro das decisões de negócios, e empresas que não estão fazendo isso, tendem a perder espaço no presente (e não só no futuro).

“Estamos empolgados em apoiar o Cortex Summit 2025, que conecta tecnologia e negócios de forma concreta e estratégica. Eventos como este são essenciais para que líderes entendam como a Inteligência Aumentada pode impulsionar resultados e competitividade”, afirma Diogo França, diretor da XP Educação.

O evento oferece a oportunidade de explorar a vanguarda dessa tecnologia e suas aplicações no Go-to-Market das empresas. C-Levels e decisores poderão observar o nível de adoção do mercado e os resultados já alcançados por outras empresas, de forma prática e concreta.

Continua depois da publicidade

Para mais informações e inscrições, acesse o link.