Sem preocupações?

Coronavírus ameaça eventos no mundo todo, mas Lollapalooza não se pronuncia

Festivais, feiras de tecnologia, feira de jogos eletrônicos podem ser cancelados ou adiados

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em meio ao surto do coronavírus, eventos diversos estão sendo cancelados ou adiados ao redor do mundo. A premissa é que juntar milhares de pessoas no mesmo ponto pode acelerar a dispersão da doença.

Apesar da preocupação generalizada, no Brasil, o Lollapalloza segue com seu cronograma de divulgação e publicidade sem tocar no assunto do surto da Covid-19. Inclusive, nesta terça-feira (10), a organização divulgou os horários dos shows nos três dias de evento: 3, 4 e 5 de abril em São Paulo.

O InfoMoney entrou em contato com a Time For Fun (SHOW3), organizadora do evento, para entender melhor como a empresa enxerga a situação e se o festival pode ser adiado ou cancelado. A empresa informou apenas que não “se pronunciará sobre o assunto”. Assim, por enquanto, o evento segue confirmado.

Aprenda a investir na bolsa

A Perfexx, assessoria de imprensa de algumas bandas confirmadas no Lolla, como Chemical Surf e Cat Dealers, além de assessorar também a Sony Music, informou que seus clientes não receberam nenhum tipo de orientação e que estarão presentes no festival.

Coachella e outros eventos

O Coachella, tradicional festival de música que acontece na Califórnia, foi adiado para outubro. O festival estava inicialmente marcado para acontecer em dois fins de semana consecutivos, nos dias 10, 11 e 12, 17, 18 e 19 de abril.

A Califórnia foi um dos estados mais afetados pelo surto da Covid-19, relatando mais de 110 casos e pelo menos uma morte na noite da última segunda-feira (9).

Entre as atrações confirmadas estavam Rage Against the Machine, Travis Scott e Frank Ocean, além de Anitta e Pablo Vittar. O Coachella e seu festival “irmão” Stagecoach arrecadam, juntos, cerca de US$ 1,4 bilhão em lucros a cada ano e levam mais de 250 mil pessoas aos eventos anualmente.

O South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de inovação do mundo; a conferência anual de desenvolvedores do Facebook, o “F8”, ambos nos Estados Unidos; e a 14ª edição do Mobile World Congress (MWC), com cerca de 100 mil pessoas, que seria em Barcelona, já foram cancelados pelo mesmo motivo.

Ainda, com a ampliação da quarentena da Itália, Sergio Mattarella, presidente do país confirmou que deve assinar nos próximos dias um decreto que vai paralisar as atividades esportivas no país. Com isso, o restante dos jogos da Serie A – primeira divisão do futebol italiano – devem ser cancelados.

PUBLICIDADE

A suspensão dos eventos esportivos afeta de forma mais direta Juventus, Atalanta, Inter de Milão e Roma, times que disputam competições europeias e serão proibidos de terem o mando de campo em casa em alguns jogos importantes – pelos menos enquanto a quarentena estiver em vigor.

Eventos como o Game Developers Conference (GDC), maior feira de jogos eletrônicos do mundo que acontece entre 16 e 20 de março, em São Francisco (EUA), e o MWC Shanghai, que está marcado para 30 de junho, também correm riscos de serem cancelados.

Ao The Verge, os organizadores do GDC informaram que “o departamento de Saúde Pública da Califórnia, o Departamento de Saúde Pública de San Francisco e a Associação de Viagens de San Francisco continuam a apoiar a convocação de eventos públicos”. E segundo a Bloomberg, os organizadores do MWC afirmaram que precisam “tomar uma decisão [sobre o futuro do evento] em breve, mas não agora”.

O próprio Lollapalooza está ameaçado, mas na Argentina. O ministro da Saúde da cidade de Buenos Aires, Fernán Quirós, anunciou na manhã da última segunda-feira (9), durante uma coletiva de imprensa, que os shows internacionais “essencialmente organizados com pessoas do exterior” serão suspensos para impedir a circulação do coronavírus.

Quirós afirmou que “como medida atual, decidimos que programas que são essencialmente organizados com pessoas do exterior, como reuniões internacionais que trazem muitas pessoas da Europa e de outros lugares do mundo, não serão permitidos”.

Oficialmente, o evento segue confirmado e nos próximos dias a organização deve informar o que vai acontecer após conversar com os órgãos de saúde do país. O evento tem Pabllo Vittar entre as atrações.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.