Tecnologia ajuda a reduzir custos de contabilidade em até 50%

Ao Money Lab, CEO da Razonet dá exemplos como a tecnologia pode ser aliada dos pequenos e médios empresários para resistir à crise e até expandir no negócio

MoneyLab

O ano de 2020 vem sendo de grande provação para pequenas e médias empresas. O isolamento social fez com que muitas tivessem que diminuir consideravelmente ou até interromper suas atividades. Por isso, uma boa gestão financeira, com bons controles contábeis podem fazer a diferença na missão de reduzir os impactos da crise e acelerar o sucesso dos pequenos negócios.

O Money Lab conversou com Luana Menegat, CEO da Razonet Contabilidade Digital, sobre este cenário desafiador. Luana assumiu a responsabilidade de tocar a gestão da empresa ao receber o convite dos sócios Odivan Cargnin, que é CFO da Irani Papel e Embalagem S.A.  e que possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, e Valdenir Menegat, que é sócio fundador de um dos maiores escritórios de contabilidade para grandes empresas e com mais de 28 anos de atuação em contabilidade.

Acesse aqui para saber mais sobre como reduzir os custos da sua empresa.

Ambos fundaram a Razonet por entenderem que o pequeno e médio empresário não tinham suas demandas 100% cobertas no cenário tradicional. No bate-papo a executiva explica como a contabilidade digital pode fazer as empresas crescerem.

Money Lab – O ano de 2020 tem sido difícil para as pequenas empresas. A tecnologia pode fazer a diferença para superar os desafios da crise?

Luana Menegat, CEO da Razonet Contabilidade Digital – Com certeza. A tecnologia permite que você faça mais com menos. Durante a crise vimos vários negócios usarem a tecnologia para ampliar as vendas, por exemplo. Na contabilidade, ela permite que mais empresas sejam operadas por menos profissionais contábeis o que permite prestar um atendimento melhor. Isso também significa redução de custos fixos e aumento da produtividade. Sem falar que os colaboradores trabalham mais motivados, porque passam menos tempo fazendo serviços repetitivos.

A Razonet, por exemplo, consegue atender mais empresas com menos pessoas, de forma mais segura e prestar um atendimento diferenciado aos clientes. Essa redução de custos também se reflete diretamente nos valores dos nossos planos. A transformação digital está acontecendo no setor de contabilidade assim como já ocorreu em outros setores, como de estadia de hotéis e aplicativos de transporte que mudaram a lógica destes setores.

Money Lab – O que uma empresa que utiliza a contabilidade digital ganha em competividade em comparação com uma empresa que não utiliza esse serviço?

Luana – Ganha ao reduzir significativamente seus custos fixos, ganha ao receber informativos sobre alterações na legislação e assim pode se manter atualizado, ganha ao poder contar com respostas rápidas de nossos especialistas pelo telegram ou pelo whatsapp para poder direcionar suas ações dentro da empresa e ao ter acesso ao seu faturamento, custos, despesas, resultado, gestão de pessoas, tudo no celular para que ele possa consultar a hora que quiser e ter o controle da sua empresa na palma da mão. A contabilidade digital busca melhorar a experiência do pequeno e médio empreendedor com a contabilidade e os controles da sua empresa.

Money Lab – Além da digitalização, o atendimento ‘humanizado’ é um grande diferencial em momentos desafiadores?

Luana – Extremamente. Diria que é o atendimento que nos permite crescer. O aplicativo é uma plataforma digital excelente que permite ao cliente ter dados relevantes e fazer ações importantes para a empresa em qualquer hora e lugar. Mas o atendimento humanizado é o que permite uma proximidade maior com o empreendedor, ajudando-o a superar os inúmeros problemas que ele tem no dia a dia.  É a ajuda na medida certa, personalizada. Sabemos que contabilidade pode ser uma pedra no sapato e queremos mudar esse conceito.

Money Lab – É possível afirmar que a contabilidade digital traz mais segurança, pois reduz os riscos burocráticos e aumenta a eficiência para as empresas?

Luana – Com a automação dos processos é possível auditar as informações contábeis com ajuda de robôs e ter certeza que tudo o que está sendo feito está correto, reduzindo riscos de não conformidade legal. Ao mesmo tempo se ganha em eficiência o que permite mais tempo para análises gerenciais e qualitativas. O pequeno empreendedor tem a garantia e a tranquilidade que sua contabilidade está sendo bem feita.

Money Lab – E na questão de economia com gastos contábeis. Também há um ganho? Os preços da Razonet parecem bem competitivos.

Luana – Sem dúvidas. Na verdade, um de nossos valores é a simplicidade. Buscamos levar isso aos nossos planos também. Queremos ser o exemplo do que vendemos. Não tem muito segredo, é aquilo ali e pronto, sem cobranças extras.  Simples assim. O empreendedor sabe exatamente quanto vai pagar de contabilidade, sem surpresas. E conseguimos ter um preço mais acessível justamente pelo uso intenso da tecnologia.

Acesse aqui para saber mais sobre como reduzir os custos da sua empresa.

Money Lab – Falando sobre a Razonet, por que a empresa se posiciona como a primeira de contabilidade digital no Brasil?

Luana – Existem outras empresas que oferecem contabilidade online. Aí viemos nós, com a ideia de nos posicionarmos como digital e não como online. E qual a diferença? É o foco do cliente, e não nos processos internos.  Nós ajudamos a resolver o problema do cliente, do pequeno empreendedor. Nos colocamos nos “sapatos do pequeno e médio empreendedor” e ajudamos ele no dia a dia a ter sucesso, respondendo de forma ágil suas dúvidas e questionamentos para que ele possa fazer crescer a sua empresa. Esse é o conceito de Contabilidade Digital: o de oferecer uma experiência única aos empreendedores. Isso ninguém faz ainda no Brasil.

Money Lab – E em que momento a Razonet e a contabilidade digital estão no Brasil? Ainda há muitos clientes e segmentos que não utilizam o serviço?

Luana – Hoje, há no Brasil mais de 15 milhões de micro e pequenas empresas, a maioria ainda não utiliza os serviços digitais e há também quem não esteja preparado para isso. Uma contabilidade digital exige que você queira melhorar, prestar atenção na gestão da sua empresa. Ainda temos empresários que desejam delegar isso por completo, o que não dá certo a longo prazo. A contabilidade digital está em estágio inicial ainda no Brasil mas está crescendo a uma velocidade enorme. O número de pequenos empresários que realmente querem crescer e sabem que para isso precisam ter um bom suporte do escritório de contabilidade está aumentando muito. Hoje na Razonet já temos clientes em todos os Estados do Brasil e estamos crescendo muito rápido.

Money Lab – Então além da contabilidade há praticamente um serviço de consultoria?

Luana – Exato. Ao migrar para o digital, queremos ajudar o empresário a crescer, então nos colocamos ao lado dele para sanar as dúvidas e fornecemos conteúdos desde questões tributárias até práticas de empreendedorismo. Sentimos que a maioria das pessoas, dos pequenos empreendedores, está ávida por isso. Querem conhecer mais, querem aprender, querem mergulhar nesse mundo empreendedor de cabeça. Esses empresários adoram a experiência da contabilidade digital.

São empresários que participam de tudo o que a gente oferece, assistem às lives, leem informativos, acompanham o blog, chamam a gente pelo whatsapp ou telegram no dia a dia para que ajudemos com questões de contratação de pessoas, orientações fiscais, trabalhistas, contábeis, societárias e de negócios. Percebemos que esse mercado é a maioria e está crescendo. Isso é excelente, não apenas para a Razonet enquanto empresa, mas para o País, que terá empresas melhores e empresários mais bem preparados.

Contabilidade Digital: Time Razonet
Luana Bittencourt Menegat , Valdenir Menegat e Odivan Cargnin, da Razonet

Acesse aqui para saber mais sobre como reduzir os custos da sua empresa.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.