PODCAST

Consultor que ajudou Lemann a recuperar empresas revela sua principal estratégia

Galeazzi, que ajudou Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles a reestruturar Artex e Lojas Americanas revela estratégias

SÃO PAULO – O que empresas como a varejista de roupas Vila Romana, a fabricante de laticínios Mococa, o Grupo Pão de Açúcar, a varejista Lojas Americanas e o frigorífico BRF (das marcas Sadia e Perdigão) têm em comum? Todas elas passaram pelas mãos do consultor Claudio Galeazzi em momentos decisivos.

A história de Galeazzi é tema do 13º episódio do podcast Do Zero ao Topo. Você pode seguir e escutar o podcast pelo Spotify, Spreaker, iTunes, Google Podcasts, Deezer e Castbox ou então fazer o download clicando aqui.

PUBLICIDADE

Inquieto e autodidata (já que nunca concluiu uma faculdade), Galeazzi ajudou o trio Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles a reestruturar a rede de cama, mesa e banho Artex e a organizar a Lojas Americanas, na década de 1990. O consultor também esteve ao lado de Abílio Diniz em importantes momentos do Grupo Pão de Açúcar e da BRF.

Em todas as empresas pelas quais passou, Galeazzi utilizou a mesma receita para ter sucesso: descobriu os funcionários mais talentosos e utilizou seus conhecimentos e ideias. “Eu fui bem-sucedido muito mais pelas equipes das empresas do que por qualidade minha”, diz Galeazzi.

A tese de Galeazzi vai na contramão de muitos consultores e reestruturadores de empresas, que costumam chegar ditando regras e soluções e substituindo funcionários. “Eu não trazia novidades para a equipe, eu simplesmente tirava a tampa da panela de pressão, via os talentos escondidos lá dentro, e deixava que eles apontassem o caminho”, afirma.

O Do Zero ao Topo é o podcast do InfoMoney que conta a história dos empreendedores e empresários por trás das maiores empresas do país. O podcast vai ao ar toda quarta-feira às 18h.