18 marcas

Compra de couro brasileiro é suspensa por dona da Vans, Timberland e outras marcas

A marca confirmou a suspensão da importação de couro e curtume do país após confusão feita pelo representante do CICB na quarta-feira  

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A VF Corporation, dona das marcas Vans, Timberland, Dickies, Kipling, Kodiak, Terra, Walls, Workrite, Eagle Creek, Eastpack,The North Face, Napapijri, Bulwark, Altra, Icebreaker, Smartwoll e Horace Small, confirmou suspensão da compra de couro e curtumes brasileiros.

Em nota enviada a veículos brasileiros, a empresa disse que a compra está em pausa até que haja “segurança de que os materiais usados nos produtos não contribuem para o dano ambiental no país”. A confirmação veio na noite de quarta-feira.

O esclarecimento se fez necessário depois que José Fernando Bello, presidente do CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil), informou uma suspensão na noite de terça-feira (27) e retirou o que disse na tarde de quarta (28).

Em sua primeira manifestação, uma carta enviada ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Bello escreveu que as notícias de queimadas na Amazônia motivaram a suspensão dos negócios. O representante do setor pediu que o ministério tenha atenção especial à situação ambiental, que classifica como danosa à imagem do país no mercado externo.

“Para uma nação que exporta mais de 80% de sua produção de couros, chegando a gerar US$ 2 bilhões em vendas ao mercado externo em um único ano, trata-se de uma informação devastadora”, diz o documento ao Ministério.

Depois, Bello chegou a dizer que não haveria suspensão, apenas uma solicitação de esclarecimentos sobre a produção dos materiais. Mas a VF Corporation confirmou a pausa nos negócios.

A empresa disse que realiza estudos para garantir um padrão de “abastecimento responsável”. Na nota oficial, a VFC informa que o estudo sobre o couro brasileiro não “assegurou satisfatoriamente que nossos volumes mínimos de couro comprados de produtores brasileiros sigam esse compromisso”. Por isso, o abastecimento foi suspenso por tempo indeterminado.

Com agências de notícias

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP.

PUBLICIDADE