Entenda por que tantas redes de fast food usam logos vermelhos

Cérebro humano pode ver milhões de cores, mas o vermelho é especial

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – McDonald’s, Habib’s, Wendy’s e Burger King são apenas algumas das redes alimentícias cujas logomarcas contêm a cor vermelha em destaque. Isso não é coincidência. 

O ser humano médio consegue enxergar milhões de cores, mas o vermelho é especial, conforme explicam especialistas ao Business Insider. Foi simplesmente a primeira letra a ser nomeada após “preto” e “branco”, antes mesmo da invenção da escrita. 

Como resultado, temos uma conexão mais intensa com o vermelho do que qualquer outra cor. Mais importante que isso: reagimos a esta tonalidade de uma maneira interessante para redes de fast food: ela evoca um senso de urgência, além de aumentar nossos apetites.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não estão claros os motivos pelos quais a coloração tem estes efeitos no cérebro humano, mas alguns especialistas acreditam que possa haver relação com a origem da palavra. Povos primitivos criaram as primeiras palavras para o vermelho de acordo com a forma como diziam “sangue”. 

O fato é que vermelho é uma das poucas cores vistas com positividade por grande parte do mundo ocidental e oriental. Em partes da Índia, mulheres se casam com roupas vermelhas; em diversas monarquias, a cor se relacionava à família real e ao poder. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney