EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em negocios / como-vender-mais

Grife brasileira é acusada de fazer apologia ao nazismo em nova coleção

Após críticas, a Lança Perfume retirou as imagens da coleção de seu site e redes sociais e deixou de vender a coleção  

Lança Perfume
(Reprodução/Instagram)

SÃO PAULO – A grife brasileira Lança Perfume está sendo acusada de fazer apologia ao nazismo em sua nova coleção, anunciada nas redes sociais da marca nesta semana. Com o nome “Berlin Lab Collection”, a marca diz que ela tem inspirações no militarismo da Alemanha na década de 1940, contexto da Segunda Guerra Mundial.

Internautas criticaram ferozmente a marca nas redes sociais, afirmando que as peças fazem referências ao nazismo. “Quando você acha que não pode ficar pior, a Lança Perfume solta uma coleção com o tema ‘Berlim: segunda guerra mundial’. Já estava ruim por aí, mas aí você olha as roupas e acha referências ao nazismo”, escreveu uma usuária do Twitter.

Um dos motivos que levaram às críticas foi, por exemplo, a presença da Cruz de Ferro – símbolo usado por oficiais nazistas, muitas vezes ao lado da suástica – em diversas peças.

A marca acabou retirando a coleção de seu site, onde já estava à venda, além de ter apagado as imagens da coleção de seu Instagram e demais redes sociais. Ela também pediu desculpas aos consumidores, afirmando que a coleção não faz referências ao regime nazista e que a cruz de ferro é um símbolo usado antes mesmo de o regime ser instaurado. Uma nota de esclarecimento chegou a ser publicada no Facebook da marca, mas foi apagada.

O InfoMoney procurou a marca para obter um posicionamento sobre a coleção, e recebeu o seguinte comunicado como resposta: 

"Diante das manifestações negativas relacionadas à cápsula LAB Collection da coleção de Inverno 2018 da Lança Perfume – Uma Noite em Berlim -, a marca comunica oficialmente a exclusão dos conteúdos divulgados, bem como dá início à retirada das peças em questão de circulação, em seus canais de venda.

A marca reforça, mais uma vez, que não houve intenção de agredir ou apoiar qualquer movimento repressor ou radical. A associação negativa e o sentimento gerado, porém, são suficientes para que a Lança Perfume opte por dar início a tais procedimentos, em respeito aos seguidores, consumidores e público em geral que, de alguma forma, se sentiram ofendidos com a abordagem do tema. A Lança Perfume lamenta o ocorrido e enfatiza seu repúdio a qualquer movimento de natureza fascista".

Confira as peças que estavam à venda na coleção:

lança_perfume2

lança_perfume_3

Contato