Comercial do Burger King que ataca McDonald’s é suspenso pelo Conar

No comercial, a rede fazia uma referência ao filme "It – A Coisa", um dos vencedores de bilheteria de 2017 que havia sido lançado pouco antes

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Em reunião realizada nesta quarta-feira (4), o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu suspender o comercial “O Halloween dos Palhaços” do Burger King, lançado em outubro do ano passado e, sem surpresas, cutuca o McDonald’s.

No comercial, a rede fazia uma referência ao filme “It – A Coisa”, um dos vencedores de bilheteria de 2017 que havia sido lançado pouco antes. Ele trazia um garoto andando de bicicleta à noite que encontrava o palhaço Ronald McDonald, mascote do McDonald’s, em uma versão “macabra”. Ele, então, passa a ser perseguido por diversos palhaços.

Ele ainda fazia uma promoção para os clientes: com o slogan “Venha como um palhaço, coma como um rei”, a rede oferecia um Whopper gratuito para todos os clientes que fossem a uma de suas unidades vestido como um palhaço.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Procurado pelo InfoMoney, o Conar informou que a processo da campanha foi aberto após denúncias do McDonald’s e pela DPZ&T, agência de publicidade da rede, alegando que o vídeo continha elementos que denegriam a imagem de Ronald McDonald.

Ainda segundo o conselho, o relator do processo considerou que o comercial se trata de propaganda comparativa de forma, mas cujo slogan e palhaço apresentados denigrem a concorrente, conduta que é considerada antiética na publicidade. A sustação foi votada em câmera e aprovada pela maioria do conselho.

Também procurado pelo InfoMoney, o Burger King enviou o seguinte comunicado:

Continua depois da publicidade

“O Burger King Brasil informa que a ação realizada em outubro de 2017,  conhecida como HALLOWEEN DOS PALHAÇOS, se inspirava tanto no período conhecido como Dia das Bruxas (Halloween) como no sucesso mundial do filme IT – A coisa. O objetivo era proporcionar uma divertida promoção para seus consumidores ao entregar um sanduiche WHOPPER para todos os clientes que aparecessem na loja vestidos de palhaços.
O entendimento do Burger King é que o palhaço retratado na campanha foi inspirado no filme citado e apareceu de maneira bem caricata e aterrorizante, não representando nenhum outro personagem.
O Burger King informa que cumprirá integralmente à decisão do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).”

Quer estudar no exterior sem passar aperto? Invista seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos. 

Assista ao vídeo a seguir: