”Quem é Neil Patel?”: maior guru do marketing digital revela segredo do sucesso e mais em entrevista

Patel foi reconhecido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como um dos 100 maiores empreendedores com menos de 30 anos

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Até o ano passado, nem todos no Brasil conheciam Neil Patel. Foi necessário, entretanto, somente a hashtag #quemeneilpatel e a campanha criada por trás dela para que ele viralizasse nas redes sociais.

Nome por trás de sua própria campanha, Patel é o maior nome do mundo do marketing digital, criador de quatro das principais ferramentas de SEO existentes. Ele trabalhou para empresas como Google, Amazon, Facebook, NBC e General Motors e foi reconhecido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como um dos 100 maiores empreendedores com menos de 30 anos.

Para si mesmo, entretanto, uma descrição muito mais simples de si mesmo é suficiente para quem não o conhece: “Sou um empreendedor em série e especialista em marketing digital”, disse para o InfoMoney.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Neil começou sua trajetória no empreendedorismo por conta própria aos 16 anos, quando investiu todas as suas economias em uma empresa de marketing para alavancar os resultados de seu site. Os resultados, entretanto, não agradaram, e ele percebeu que era necessário aprender por conta própria se quisesse destacar-se no mundo do marketing. “Eu estava completamente sozinho, era muito novo e as coisas eram difíceis”, contou.

Desafio

Hoje, além de gerenciar seus negócios, Neil presta consultoria de marketing digital a diferentes empresas. Foi com alguns desses trabalhos que Neil teve a ideia de lançar um desafio às pequenas empresas brasileiras: ele dará uma consultoria gratuita a uma PME selecionada com a promessa de aumentar seu faturamento com técnicas de marketing digital – mas, para isso, a empresa terá que dividir parte do lucro obtido com seus funcionários.

A justificativa do guru para o desafio é que, quando abrem a participação nos lucros aos funcionários, as empresas veem uma redução em problemas crônicos como alta rotatividade, desmotivação e queda de produtividade.

Em entrevista exclusiva para o InfoMoney, Neil falou sobre suas experiências no mundo do empreendedorismo, as dificuldades que enfrentou e o segredo para alcançar o sucesso. Confira, a seguir, a íntegra da entrevista:

InfoMoney: Como era a vida antes de alcançar o sucesso e de se tornar um dos empreendedores mais influenciadores do mundo?

Neil Patel: Eu comecei aos 16 anos criando meu próprio website, eu ainda era muito novo. Minha mãe era professora e nós nunca tivemos muito dinheiro. Nós éramos pobres, era necessário economizar para tudo, então sempre tive que me esforçar. Eu cresci sabendo que dinheiro não é algo fácil.

IM: E como empreendedor, quais foram as dificuldades que você enfrentou? 

NP: As dificuldades que eu tive foram erros meus, e eu cometi muitos erros. Investi errado, escolhi as equipes erradas e tentei fazer muitos negócios ao mesmo tempo. A única coisa que aprendi é que é todos vamos cometer erros e que isso é “ok”, contanto que aprendamos com eles. O problema está em quando cometemos os erros e continuamos insistindo neles.

Nos negócios, uma experiência ruim que tive foi ter optado por não investir no Airbnb quando pude. Se eu tivesse investido, eu com certeza estaria muito mais rico agora (risos).

IM: Você trabalhou para empresas como Google, NBC e Amazon. Qual é o segredo por trás dessas empresas? O que elas têm que as torna tão gigantes?

NP: Elas têm processos. Sem eles, você não ganha dinheiro. Até é possível ganhar milhões, mas não bilhões. E sem isso você nunca vai contratar as melhores pessoas, que são as responsáveis por esse crescimento. No futebol, por exemplo, nós sabemos que o Neymar é o melhor, mas sem bilhões nunca seria possível contratar o Neymar.

Elas também executam tudo muito rápido. E é simples: quanto mais rápido você executa, mais rápido você cresce.

IM: Você diria que esse é o segredo para as empresas crescerem?

NP: Sim, executar é o grande segredo. Tempo é dinheiro, então obviamente as que executam mais rápido vão enriquecer mais rápido, vão entender sobre seus erros mais rápido e vão dar aos clientes o que eles querem mais rápido. Também é importante sempre pensar em ferramentas simples de usar, tornar os produtos mais fáceis para seus clientes.

IM: Por que você diz que o marketing é responsável por alavancar as vendas da empresa e aumentar o lucro? O que ele tem de tão especial?

NP: É simples: o marketing tem poder sobre os consumidores. Com poder sobre os consumidores, você se dá bem. O marketing consiste de analisar dados, mesmo que algumas pessoas utilizem a intuição. Com dados, você descobre o que eles querem.

IM: E no seu site você comenta que a fórmula do sucesso vem do marketing. Você pode nos dizer qual é ela?

NP: O que posso dizer é que ela é uma combinação de SEO, conteúdo e marketing de redes sociais. Não posso dizer mais porque, se falar, as pessoas deixam de me pagar para ensina-las (risos).

IM: Existe alguma ferramenta simples e acessível que você recomenda para qualquer empresa?

NP: Sim, o Google Analytics. Todo negócio deve usá-lo se quiser crescer, é uma ferramenta incrível.

IM: Você acha possível que qualquer pessoa aprenda sobre um assunto por conta própria, como você fez?

NP: Sim, com certeza. Hoje em dia as coisas são muito mais fáceis, existem muitas informações e maneiras de aprender na internet, muitos cursos, muitos e muitos vídeos no YouTube. O aprendizado está em todo o lugar, é só saber procurar.

IM: Existe algum segredo pra ser um empreendedor bem sucedido?

NP: Existe. Trabalhe duro e continuamente, tenha consistência no que faz e dedique muito tempo a isso. E marketing, claro.