Em negocios / como-vender-mais

Com slogan polêmico, Nivea é criticada e retira campanha do ar

Propaganda de desodorante remetia branco a "pureza"  

Campanha da Nivea
(Reprodução)

SÃO PAULO – A marca de cosméticos alemã Nivea retirou uma campanha publicitária de desodorante do ar após acusação de apologia a pensamentos supremacistas. Referente a um desodorante que não deixa manchas na roupa, a companhia promovera nas redes sociais o slogan “White is purity” ou, em tradução livre, “branco é pureza”.

No Facebook da marca, o post, já deletado, continha a imagem de uma mulher de costas acompanhada do slogan e a legenda “mantenha limpo, mantenha brilhante. Não deixe que nada arruíne isso”. A página em questão representa a marca no Oriente Médio e tem quase 20 milhões de seguidores.

Ao mesmo tempo que gerou críticas, a campanha foi compartilhada por grupos de extrema direita mundialmente.

Depois de retirar a campanha do ar, a companhia publicou um pedido de desculpas e chamou a mensagem de “confusa”.

"Pedimos sinceras desculpas a qualquer pessoa que possa ter se ofendido com este post específico. Depois que percebemos que a mensagem é confusa, ela foi retirada imediatamente", disse um porta-voz da Nivea ao Deustche Welle. "Diversidade e igualdade de oportunidade são valores cruciais da Nivea. Valorizamos a diferença: a discriminação direta ou indireta deve ser rejeitada em todas as decisões e em todas as áreas de nossas atividades."

 

Contato