Ambev usa dia da mentira para falar sobre vídeo de pombos triturados em fábrica

Imagens são verdadeiras, mas não foram gravadas em fábrica da Ambev  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Neste primeiro de abril, a Ambev aproveitou o Dia da Mentira para relembrar um boato que a assombrou no mês passado: o vídeo de pombas sendo trituradas junto a grãos em uma fábrica, que circulou na internet e em grupos de WhatsApp. Grandes jornais receberam um esclarecimento de página inteira da companhia na edição de sábado.

“A mentira que tem perna curta tem como símbolo um pombo, que não é o pombo da paz que nós amamos”, dizia a publicação. “Nestes tempos de notícias falsas ele pousou nos ombros da Ambev”, continua a empresa, que atribui a “mais de cem matérias” o esclarecimento de que as imagens foram feitas em “uma fábrica de pães fora do Brasil”.

De fato, o vídeo original, com legendas e descrição em russo, foi replicado de maneira falsa em grupos nas redes sociais por brasileiros. A data original do mesmo é de 11 de outubro de 2016 e acredita-se que sua cidade de origem é Kazan, onde estaria a padaria responsável pela máquina que triturava pombas junto com sua matéria prima. Confira o vídeo abaixo:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney