Propaganda da Sadia gera polêmica e pode render processo; confira

Vídeo usa nome próprio e gera comentários enfurecidos no YouTube

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O mais recente comercial do presunto da marca Sadia pode gerar problemas graves para a companhia. Usando tom pejorativo em cima do nome Luis Augusto, o vídeo foi publicado há uma semana no YouTube e já contém cerca de 270 comentários e mais de 340 avaliações negativas.

A propaganda mostra uma cliente em busca de presunto, quando o vendedor compara a peça da marca Sadia a outro, que chama de Luis Augusto. O primeiro é exaltado, enquanto o segundo “não tem saída” e “está meio feio”.

Além de comentários ameaçando processos e demonstrando descontentamento no YouTube da própria marca, postagens no Twitter e no Facebook fizeram com que a Sadia se pronunciasse nas redes sociais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em meio a acusações de incentivo ao bullying e de piada de mau gosto, a marca disse em tuítes que “a ideia é levar na brincadeira” e que “existem Luis(es) Augustos e Luis(es) Augustos”.

O caso possivelmente levará a reclamações frente ao Conar e ao Procon. Existe até mesmo um grupo no WhatsApp destinado a organizar uma petição contrária à propaganda, que já está sendo veiculada em massa. 

Contatada, a assessoria de imprensa da companhia enviou a seguinte nota:

Continua depois da publicidade

A Sadia esclarece que, como obra de ficção, as semelhanças e a escolha do nome Luís Augusto para a campanha são mera coincidência, à exemplo do que já observamos na teledramaturgia. Portanto, o filme segue o mesmo tom irreverente e característico das campanhas publicitárias da marca, como o clássico bordão “Nem a pau, Juvenal” ou quando o fatiador de frios oferece um tijolo ao consumidor, que pediu para “dar uma olhadinha” no presunto que não era da marca Sadia. Líder na categoria de presunto no País, o principal objetivo da ação é ressaltar a alta qualidade do produto da marca, que tem expertise no segmento e excelência no processo de produção.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney