Em negocios / como-vender-mais

Faturamento dos shoppings brasileiros foi de R$ 129 bilhões em 2013

No ano passado, foram inaugurados 38 shoppings no País

fachada shopping Patio Paulista
(Divulgação)

SÃO PAULO - Os shopping centers brasileiros fecharam 2013 com faturamento de R$ 129,2 bilhões. Segundo levantamento da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), as vendas apresentaram alta de 8,6, na comparação com 2012.

“Os shoppings brasileiros atravessaram mais um ano de crescimento acima do comércio varejista e da inflação. Um dos segmentos que mais sustentaram seu desempenho foi o de alimentação, o que pode ser atribuído ao aumento do poder aquisitivo da população e a conveniência oferecida pelos centros de compra”, afirma o presidente da associação, Luiz Fernando Veiga.

Segmentos
Entre os setores, telefonia cresceu 22%. O aumento se deve pelo recebimento de novos operadores e refletiu nas vendas de smartphones. Outros destaques foram os segmentos de perfumaria, joias, conveniência/serviços e megalojas que tiveram alta acima de 11%.

O estudo indicou ainda que o Natal foi a data comemorativa que, como de praxe, mais contribuiu para o crescimento do setor. No mês e no período das festas, os campeões de vendas foram: alimentação, telefonia, óticas e perfumarias, todas elas com crescimento acima de 20%.

Em média, as vendas no mês de dezembro cresceram 7,7% em relação ao mesmo período de 2012, performance maior que a do comércio em geral, que apresentou crescimento de 2,7% se comparado ao ano passado.

Inaugurações
Em relação as inaugurações, os dados indicam que no ano passado 38 empreendimentos foram inaugurados. Trata-se de um recorde para a indústria de shoppings. A região Sudeste foi a que recebeu a maior quantidade de novos empreendimentos – ao todo foram 20, seguida pelas regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Do total inaugurado, apenas 15 aconteceram nas capitais. “Pela primeira vez na história da indústria, o percentual de shoppings inaugurados fora das capitais é igual ao de shoppings nas capitais”, complementa o estudo.

Para este ano, a Abrasce prevê a inauguração de mais de 40 shoppings até o final do ano, 30 deles em cidades que não são capitais. A expectativa é que as vendas cresçam 8,3%, no confronto com 2013.

 

Contato