Do Zero ao Topo

Como Semenzato construiu algumas das maiores franquias do país

A história completa do empreendedor é tema do 47º episódio do podcast Do Zero ao Topo

SÃO PAULO – A maioria das franquias do país surge da tentativa de fundadores de empresas de escalar seus negócios e, com isso, aumentar seus lucros. No caso do empreendedor José Carlos Semenzato, no entanto, a franquia surgiu como uma saída para não falir.

O fundador da Microlins descobriu que era possível franquear sua rede de escolas profissionalizantes em 1994. Na época, a chegada do Plano Real e a política de juros altos tornaram as prestações de leasing de mil computadores que a empresa tinha impossíveis de pagar.

PUBLICIDADE

Um consultor, conhecido de Semenzato, foi quem apresentou a ideia de franquear a marca. O modelo se mostrou um sucesso e anos depois a companhia se tornou a maior rede profissionalizante do país. A empresa foi vendida em 2010 por R$ 110 milhões.

“O franchising entrou na minha vida não por planejamento e sim por necessidade”, conta Semenzato. A história do empreendedor é tema do 47º episódio do podcast Do Zero ao Topo.

É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores.

Depois de vender a Microlins, o empresário criou a SMZTO, uma holding de franquias que hoje reúne 14 marcas como a Casa X, Espaço Laser, Instituto Embelleze, OdontoCompany, L’Entrêcote de Paris e Oakberry. Juntas, elas faturaram R$ 2,4 bilhões em 2019. Confira as lições do empreendedor no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.