Do Zero ao Topo

Como Fabio Coelho foi da engenharia civil ao comando do Google Brasil

A trajetória do executivo, que construiu sua carreira passando por companhias em diferentes setores, é tema do 62º episódio do podcast Do Zero ao Topo

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Formação em engenharia civil com experiência em empresas multinacionais de consumo, serviço financeiro, telecomunicações e, por último, internet. O currículo de Fabio Coelho, desde 2011 no comando do Google Brasil, chama atenção pela variedade de segmentos em que atuou. A decisão de entrar em cada uma dessas áreas, garante o executivo, foi pautada por uma estratégia que adotou desde o princípio: atuar em setores de grande crescimento.

“Eu fui mudando para áreas que estavam em crescimento. Sempre buscando novos ensinamentos”, afirmou Coelho em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo. “As coisas evoluem à medida que você vai se mantendo atualizado e renovado”, completa.

Aprenda a investir na bolsa

A trajetória do executivo é tema do 62º episódio do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores.

Coelho nasceu e cresceu em Vitória e, pensando em seguir o exemplo do pai — que veio de família humilde e se tornou engenheiro da então estatal Vale do Rio Doce —, aos 16 anos foi cursar engenharia civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pouco depois de formado, no entanto, ficou claro que a profissão não seria o suficiente para sustentar suas ambições. Depois de um MBA, ele começou uma carreira executiva que o fez passar por empresas como a fabricante de lâminas Gillete, a companhia de alimentos Quaker Oats, em foi o responsável pelo lançamento do Gatorade no Brasil, o banco Citibank e a empresa de telecomunicações AT&T .

Desde 2011, ele ocupa a presidência do Google no Brasil — companhia que durante anos sonhou em trabalhar e que chegou a se candidatar para diferentes vagas antes de conquistar o seu lugar.

“Meu papel é mostrar as oportunidades de crescimento para os funcionários, remover os obstáculos e priorizar as tarefas que aparecem no dia a dia para evitar que as pessoas tenham que fazer tudo ao mesmo tempo”, afirmou ao definir sua gestão. Confira a trajetória completa e as lições de gestão de Coelho no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

PUBLICIDADE

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit