Como estará o mercado de fusões e aquisições em 2022

As fusões e aquisições são operações interessantes para o crescimento de empresas. Inclusive, são movimentos que estão em alta e podem trazer vantagens!

Dener Lippert

(Pixabay)

Publicidade

Para empresas que buscam crescer, existem uma série de estratégias que podem ajudar no aumento do lucro, crescimento da marca e influência no mercado. Operações de fusões e aquisições são um exemplo disso.

Sendo assim, além de investimentos em estrutura interna, formas de divulgação como o marketing digital, aposta em profissionais preparados, uma empresa pode optar por novos caminhos.

Entenda o que são fusões e aquisições de empresas

Por se tratar de operações importantes no mercado de empresas, as fusões e aquisições são fatores importantes para quem quer entender mais sobre esse universo. Mas saiba que se trata de conceitos bem simples.

Continua depois da publicidade

Também conhecidas como M&A’s, em inglês mergers and acquisitions, as fusões e aquisições são mudanças que acontecem no controle de empresas. Assim, elas podem representar a compra de uma empresa por outra ou formação de uma nova companhia.

Nesse sentido, tudo vai depender da operação escolhida. Por exemplo, na fusão de empresas, temos duas marcas que acabam se juntando e formando um grupo novo para atuar em determinado setor do mercado.

Por outro lado, no caso da aquisição de empresas, uma marca realiza a compra de uma outra marca, mas ao final do processo, não há uma nova empresa como resultado. Logo, o empreendimento antigo acaba incorporado na empresa que o comprou.

Portanto, são duas estratégias distintas, mas que representam uma forma de integrar empresas e trazer mudanças na forma de operação e colocação no mercado.

Quais as vantagens da fusão e aquisição de empresas?

Após entender a definição de fusão e aquisição, também é importante compreender os benefícios que essas práticas podem oferecer. Afinal, para cada tipo de empresa, elas podem ser estratégias de negócios eficientes.

Por exemplo, em empresas que atuam no mesmo setor, mas em etapas distintas do processo, a fusão empresarial pode gerar a verticalização. Ou seja, todas essas etapas passam pelo controle de uma mesma gestão.

Assim, a empresa consegue diminuir sua dependência de outros envolvidos e pode criar uma produção ainda mais focada no mesmo objetivo. Com isso, é possível agilizar e facilitar a troca entre essas etapas de produção.

O ganho de expertise também é algo interessante em uma aquisição de empresas. Afinal, ao invés de tentar desenvolver uma tecnologia, a empresa pode adquirir outra que já possui todo o conhecimento e ferramentas para colocar em prática.

E claro, também com a economia de escala e escopo. Operações como essa podem ajudar empresas a ter economias na produção ao fabricar grandes quantidades, o que interfere na escala e na relação de custo médio por unidade e volume produzido.

Ou mesmo pela produção e distribuição de produtos que possuem alguma conexão, e que podem trazer economias. Logo, algo que ajudaria na economia de escopo e na redução de custo médio dos produtos ao ter uma produção conjunta.

Quais as expectativas das fusões e aquisições para o mercado em 2022?

Após entender mais sobre fusões e aquisições, é essencial analisar o cenário atual e as expectativas em torno dessas movimentações. Neste caso, as transações em 2022 já começaram em alta e tendem a permanecer em destaque.

Para começar, com fatores como a recessão econômica e inflação, muitas empresas podem se desvalorizar na bolsa de valores, tornando-se opções de aquisição.

Inclusive, essas operações podem ajudar determinadas empresas a ampliar seus faturamentos e conquistar novos espaços no mercado.

Ao mesmo tempo, existe uma necessidade cada vez maior de modernização nessas companhias. Logo, isso pode acontecer de forma ainda mais fácil por meio de processos como a aquisição e fusão.

Conclusão

As fusões e aquisições de empresas são formas de operação que ajudam na junção de marcas e suas formas de operação. No caso da função, duas empresas distintas se unem e formam uma nova companhia.

No caso da aquisição de empresas, uma marca adquire outra e assume todo o controle por suas operações. Em ambos os casos, esses processos podem trazer uma série de vantagens para uma empresa.

E claro, o mercado de fusões e aquisições já começou em alta em 2022, podendo manter um nível positivo de movimentações.

Sobre Dener Lippert

Dener Lippert é CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller “Cientista do Marketing” e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

Dener Lippert

CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.