Como a falta de interesse dos jovens em cargos de liderança pode impactar o mercado?

Segundo estudo de Gorick Ng, consultor de carreiras de Harvard, apenas 2% dos jovens buscam alcançar o topo da pirâmide corporativa

MoneyLab

Publicidade

Se você está buscando formas de crescer dentro da organização em que trabalha, ou você não faz parte da Geração Z, ou é um dos raros profissionais dentro dela que buscam por uma posição de liderança. Mas como assim? Os jovens não querem liderar?

Bom, isso é o que aponta o estudo de Gorick Ng. Segundo o consultor de carreiras de Harvard, apenas 2% dos jovens nascidos entre 1997 e 2012 têm interesse em chegar aos cargos de liderança da empresa em que trabalham.

Essa desmotivação tem algumas explicações. Por isso, vou te mostrar quais são esses motivos, como eles podem o mercado e como você pode encontrar uma oportunidade nesse cenário.

Continua depois da publicidade

Mas por que os jovens não querem se tornar líderes?

Ainda segundo o estudo feito por Gorick Ng, essa desmotivação dos jovens – que diz respeito a grande maioria dos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho – está relacionada principalmente ao modelo tradicional de trabalho.

Assim, dos pontos que o especialista levantou, os mais comuns entre o público jovem estudado estão:

Além disso, em um mundo em que o mercado de trabalho está cada vez mais digital, a intolerância com jornadas de trabalho presenciais é outro fator que vem desmotivando os jovens.

Continua depois da publicidade

Com o crescimento de áreas como o tech e marketing digital, além da digitalização de profissões mais tradicionais, o home office tem se tornado cada vez mais atrativo. Afinal, por que perder horas no trânsito para fazer algo que posso fazer em casa?

A minha opinião sobre isso vocês já sabem… mas pra quem ainda tem dúvidas, eu já falei um pouco sobre a cultura do home office e a forma de pensar o trabalho remoto.

Agora, como a falta de lideranças afeta o mercado?

A falta de ambição e planejamento de carreira provoca uma inconstância no mercado. Cerca de 25% dos jovens largam o emprego antes de completar 3 meses, como podemos ver no gráfico abaixo.

Continua depois da publicidade

Além disso, 79% dos profissionais de tech que estão em home office consideram trocar de emprego caso sejam chamados para o presencial, denotando pouco engajamento e interesse em crescer dentro da empresa.

Apenas em novembro, considerando as grandes corporações do mercado, tivemos uma série de demissões em massa.

E, em um cenário de layoff, as principais causas são: perda de eficiência operacional, resultados abaixo do previsto e desalinhamento cultural, concordando diretamente com os aspectos negligenciados pela Geração Z.

Continua depois da publicidade

Mas quais as reais consequências do desinteresse pela liderança?

Nesse momento provavelmente você já entendeu o problema futuro: a falta de profissionais com skills de liderança a frente de times ou empresas. Afinal, mesmo com o desinteresse da nova geração na gestão, alguém vai precisar assumir essa responsabilidade mais cedo ou mais tarde.

A consequência? A criação de profissionais despreparados para lidar com as responsabilidades de um líder, enfraquecendo equipes e até a empresa como um todo.

Mas e a solução? Bom, eu sempre defendi a ideia de que uma empresa que quer escalar precisa ser uma escola. Ou seja, se o mercado não busca formas de incentivar as novas gerações a crescerem profissionalmente, a própria empresa deve entender como treinar seus colaboradores para isso.

Continua depois da publicidade

Isso é exatamente o que fazemos dentro da V4 Company, e não só para lideranças, mas buscando capacitar cada vez mais nossos investidores em diferentes frentes. Assim, além de colaborar no seu desenvolvimento profissional, também é possível garantir profissionais mais qualificados e futuros líderes preparados.

Existe um cenário claro de oportunidades… para quem quer

Bom, nesse ponto já evidente uma coisa: são raros os profissionais da nova geração que buscam por cargos de liderança. Ou seja, nunca esteve tão acessível trabalhar a sua escalada profissional dentro de uma organização.

Se as grandes empresas tradicionais desencorajaram a Geração Z e o comportamento social sofreu mutações que impactaram a forma de ver o mercado de trabalho, àqueles que entenderem a importância de escalar profissionalmente, com certeza conseguirão.

Assim, se você quer liderar sua área de atuação, a hora é agora. O mercado é duro e não pretender ceder espaço para o desinteresse. Aqueles que aspiram a liderança, com certeza vão chegar lá. E para o restante, será necessário a se adaptar as regras dos novos líderes.

Welcome do Hardcore Business World.

Texto: Dener Lippert

CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller “Cientista do Marketing” e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.