Podcast

Como a Ambev chegou ao topo do capitalismo?

A história da criação da Ambev é tema do episódio de número 30 do podcast Do Zero ao Topo

SÃO PAULO – Quando a gigante de bebidas AB Inbev comprou a anglo-sul-africana SABMiller, em 2015, o empresário Jorge Paulo Lemann deu ao executivo Ricardo Tadeu uma missão nada usual na história do grupo.

Na época, Tadeu foi escolhido para comandar as operações africanas da empresa recém-adquirida e sua missão, disse Lemann, seria criar uma empresa que fosse modelo não só pelo resultado financeiro, mas também pelo impacto social que gera no mundo.

PUBLICIDADE

O relato faz parte do livro De um gole só, que conta a história da Ambev e foi lançado neste ano. “A operação da AB Inbev na África é muito diferente de tudo o que vi no restante do mundo. É muito mais focada em causar um impacto social. É uma grande mudança na cultura deles”, afirma a jornalista Ariane Abdallah, autora do livro, no podcast Do Zero ao Topo.

O 30º episódio do podcast Do Zero ao Topo revela como a cultura da empresa evoluiu desde que a Brahma foi comprada pelos sócios Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, em 1989, e como ela foi essencial para criar o maior grupo de bebidas do mundo.

“A cultura da Ambev é muito clara e simples e vem sendo executada e aprimorada ao longo dos anos”, afirma Abdallah.

Com frases como “custo é como unha, tem que cortar sempre” e “pessoas excelentes trazem resultados excepcionais”, a Ambev criou uma cultura que muitas companhias brasileiras, como a siderúrgica Gerdau e o frigorífico BRF, tentaram copiar ao longo dos anos.

“Muita gente quer o milagre, mas não quer a peregrinação. Muito empresário quer construir uma Ambev, mas não tem a coragem que o Lemann teve de arriscar tudo”, explica Abdallah.

A cultura AB Inbev em cheque

Nos últimos anos Lemann e seus sócios têm sido criticados por focar muito no corte de custos ao invés de buscar inovação. O próprio Lemann já afirmou que se considera um “dinossauro se mexendo” — um executivo que corre atrás para se atualizar e inovar em um mundo de constantes transformações.

PUBLICIDADE

Para não ficar para trás, a AB Inbev tem feito uma série de mudanças que vão desde os nomes que integram seu conselho de administração até a aquisição e investimento em novas tecnologias e marcas menores de cerveja, por meio da ZX Ventures.

“A impressão que me dá é que eles estão testando muitas coisas e a qualquer momento alguma coisa grande pode surgir daí”, afirma no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgar Corona, da rede Smart Fit.

Um novo episódio vai ao ar toda quarta-feira a partir das 18h. É possível seguir e escutar o programa pelo Apple PodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores de podcast.