Com dados positivos da Anac, Ágora reforça recomendação de compra da GOL

Manutenção da demanda em níveis fortes aliada à recenta queda do preço do barril de petróleo deverá favorecer o setor

Publicidade

SÃO PAULO – Reforçando sua recomendação de compra para as ações da GOL (GOLL4), a Ágora afirma que os dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) referentes às estatísticas do setor aéreo em maio de 2011, mostraram que a demanda continua forte, crescendo em níveis superiores a da oferta, o que impactou positivamente nas taxas de ocupação e na eficiência das companhias aéreas.

De acordo com o analista Marcos Mattos, a manutenção da demanda em níveis fortes aliada à recenta queda do preço do barril de petróleo representa um fator positivo para as empresas do setor aéreo, já que cerca de 35% dos custos totais das companhias são referentes à combustíveis.

Demanda cresce fortemente, oferta avança em ritmo menor
A demanda por voos domésticos registrou forte crescimento de 28,7% na comparação anual, enquanto a oferta apresentou um avanço de 15,3%, ambos na base anual. Já no âmbito internacional, a demanda também superou a oferta, crescendo 21,5% enquanto a oferta avançou 13,5%, também na comparação com maio de 2010.

Continua depois da publicidade

Por sua vez, a taxa de ocupação dos voos domésticos no último mês de maio ficou em 67,1%, representando um expressivo crescimento de sete pontos percentuais quando comparada com maio de 2010. No âmbito internacional, a taxa de ocupação chegou a 79,2%, crescimento superior a cinco pontos percentuais em comparação com maio de 2010.