Podcast

Cia de Talentos: como uma menina da periferia criou uma das maiores consultorias do país

A história completa da Sofia Esteves é tema do podcast Do Zero ao Topo

SÃO PAULO – Os pais da psicóloga Sofia Esteves a ensinaram desde pequena que ela teria que “fazer por merecer” para chegar em algum lugar na vida. Filha caçula de uma família humilde, ela acompanhou desde cedo a luta dos pais para ganhar dinheiro e bancar a educação dos filhos.

Sofia conseguiu se formar em psicologia, e se destacou no trabalho em uma consultoria de recursos humanos. O “fazer por merecer” estava funcionando.

PUBLICIDADE

Mas apenas dois anos depois, no início de 1989, as coisas já não caminhavam mais tão bem. Sofia se demitiu do trabalho por não concordar com o posicionamento de um sócio e não tinha qualquer outra perspectiva de emprego.

Até que o telefone da casa de seus pais, onde ela ainda morava, tocou.

Do outro lado da linha, o diretor de recursos humanos de uma empresa queria sua ajuda para selecionar o executivo ideal para uma vaga. “Não posso, não tenho um emprego e nem uma empresa”, disse Sofia.

“Menina, monta o seu negócio que você vai dar certo e eu quero ser o seu primeiro cliente”, foi a resposta que ouviu do diretor. Foi assim que teve origem a Cia de Talentos, hoje uma das maiores empresas de recrutamento e seleção da América Latina.

“Eu era uma mulher e muito nova em um segmento onde todos os sócios de consultorias eram homens que tinham sido altos executivos de grandes empresas”, contou Sofia no podcast Do Zero ao Topo. A história completa da empreendedora é tema do episódio número 31 do programa.

A falta de experiência de Sofia no mercado se tornou um grande diferencial. Para conseguir montar seu negócio, ao invés de se espelhar no que outras consultorias faziam, ela resolveu peguntar para seus futuros clientes, diretores de empresas, o que eles gostariam de ter em um serviço de uma consultoria.

Dois anos depois de seu início, a empresa de Sofia — que nasceu recrutando executivos — entrou no segmento de seleção de trainees e se tornou uma verdadeira referência no setor.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgar Corona, da rede Smart Fit.

Um novo episódio vai ao ar toda quarta-feira a partir das 18h. É possível seguir e escutar o programa pelo Apple PodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores de podcast.