Chefe do BB será novo presidente da Petrobras, dizem fontes; ação despenca

Aldemir Bendine foi uma espécie de 'nome secreto' da presidente Dilma; ele não é bem visto pelo mercado dada a proximidade com o governo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O atual presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Aldemir Bendine, será o novo presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), segundo informações de diversos veículos de imprensa. Além da coluna de Cristiana Lôbo no G1, três fontes do governo também disseram à Reuters que ele será o substituto de Graça Foster, assim como a Folha. Seguno o jornal, Bendine assumirá nesta sexta-feira e terá liberdade para montar a equipe econômica. 

Com isso, as ações da companhia caem mais de 4%, uma vez que este nome não é visto como positivo pelo mercado para a petrolífera dada a proximidade com o governo. Aliás, a escolha teria partido de uma preferência pessoal da presidente da República, Dilma Rousseff. Às 10h28 (horário de Brasília), as ações PETR3 caem 5,69%, a R$ 9,11, enquanto os ativos PETR4 caem 6,43%, a R$ 9,18. 

“Bendine não entrou nas especulações desses últimos dias pra substituir Graça Foster. Foi uma espécie de ‘nome secreto’ da presidente Dilma. As especulações se davam em torno dos nomes de Henrique Meireles, Luciano Coutinho, Murilo Ferreira e até de um nome do mercado, Paulo Leme. Prevaleceu a escolha pessoal da presidente”, afirmou a Cristiana Lôbo. 

Continua depois da publicidade

Conforme destaca o estrategista-chefe da XP Investimentos, Celson Plácido, o nome não é positivo já que não significaria uma mudança significativa na Petrobras. E, quanto mais longe do governo fosse o nome que assumisse a Petrobras, melhor. Vale ressaltar que Bendine assumiu o BB em abril de 2009, escolhido para reduzir os juros do banco e aumentar o volume de crédito. 

Espera-se que a decisão oficial saia em breve: o Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta sexta para eleger um nome indicado pela Presidência da República para ocupar a cadeira de presidente-executivo da petroleira, que está no centro de um escândalo bilionário de corrupção.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.