Chefe de marketing da XP Investimento revela suas estratégias

Episódio do ROI Hunters traz a segunda parte com Lisandro López

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Nesta segunda parte do episódio do ROI Hunters, Lisandro López, Chief Marketing Officer da XP Investimentos, compartilha com Guilherme Lippert, Cofundador e Key Account Manager da V4 Company, e Fernando Miranda, head de Marketing do InfoMoney, as estratégias adotadas ao longo da carreira para escalar negócios e como aquisições podem impulsionar o crescimento de uma empresa.

Lisandro compartilha que em 2017, a equipe da Red Ventures dos EUA, decidiu comprar um marketplace financeiro, de capital aberto na bolsa de valores. Mas, por conta das ações estarem estagnadas, eles optaram por mudar a estratégia de negócio até então adotada pela empresa, e após três anos, triplicaram o valor de mercado. Após o sucesso com a companhia, começaram a realizar outras aquisições em países como Espanha, Reino Unido entre outros.

Guilherme Lippert questiona como não perder o foco do seu core, comprando diversos outros negócios completamente diferentes do seu setor de atuação. López provoca dizendo que, às vezes, o core em que você está inserido, em alguns casos, não é o local em que você pode dar o melhor de si.

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Ele ainda dá o exemplo da Red Ventures. “Em 2001, a Red Ventures era uma agência de marketing digital. Mas, após analisar o business da DirecTV, eles perceberam que quase tudo era terceirizado. A companhia tinha a Red Ventures como agência, uma consultoria para estratégia de negócio, outra empresa para o call center etc. Enxergaram uma oportunidade, então decidiram reformular seu modelo de negócio para integrar tudo e potencializar o digital da marca. Em dois anos eles foram o número um em vender DirecTV nos EUA”, finaliza.

Sobre crescimento, López compartilha que para escalar resultados, nem sempre depende de investimento. “Quando eu ainda estava na Red Ventures, e atendia a XP Investimentos como cliente, a gente estava sempre no limite das metas. Uma vez, querendo expandir ainda mais o alcance, nós decidimos em conjunto investir 200% a mais em mídias num determinado mês. Nós conseguimos habilitar apenas 6% a mais de contas naquele período”, completa.

Já como CMO da XP Investimentos, López diz que está buscando canais alternativos para investir, e entre eles, recentemente começaram a testar o Tik Tok. “O app tem 60 milhões de usuários no Brasil toda semana, dos quais 60% têm mais de 18 anos, ou seja, cerca de 35 milhões de pessoas. Por conta da plataforma, ainda em estágio inicial, ser uma ferramenta que precisa se provar, mostrando que performa e que vende anúncios, eles estão num momento que impulsionam exponencialmente as contas que estão investindo em mídias”, finaliza Lisandro López.

Entenda quais as estratégias estratégias Lisandro López adotou pelas companhias que passou e causaram grandes transformações e quais desafios está tendo à frente da XP Investimentos. Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.

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