Cemig amplia participação na Light através de aquisições de controladas

Companhia mineira investe cerca de R$ 516 milhões para comprar 13,03% através de operação complexa

Publicidade

SÃO PAULO – A Cemig (CMIG4) passou a deter cerca de 52% do capital da Light (LIGT3), após uma complexa operações envolvendo suas controladas, através da Parati S.A, empresa de participações em ativos de energia.

O aumento da fatia da empresa se deu através de uma operação complexa iniciada através da aquisição da Enlighted Partners Venture Capital pela Parati, por cerca de R$ 516 milhões.

Como consequência, a Parati levou 100% da Luce LLC, que por sua vez é proprietária de 75% das cotas do FIP Luce, que, por fim, detém 13,03% do capital votante da Light.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, a Parati, que já detinha participação direta de 7,05%, passa a deter direta e indiretamente 16,82% do capital da companhia Light.

Opção
Além disto, a fatia da Cemig pode ser ampliada nos próximos dias, dado que conforme previsto no acordo de cotistas do FIP LUCE, a LLC Luce tem opção de compra dos 25% restantes das cotas dentro dos próximos 60 dias, atualmente sob controle da Fundação de Seguridade Social Brasilight.

Apesar das modificações no quadro acionário, a Light informou que permanece em vigor o acordo de acionistas celebrado em dezembro de 2009.