Em negocios / canal-do-empresario

Sérgio Sá Leitão é entrevistado por Sonia Racy no programa Show Business

Ministro da Cultura ressaltou que 51 mil projetos foram viabilizados pela Lei Rouanet

A jornalista e colunista Sonia Racy, apresentadora do Show Business, entrevistou no domingo 19/8, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. O programa vai ao ar pela Band, logo após o Canal Livre.

Sérgio Sá Leitão, titular do Ministério da Cultura desde julho de 2017, contou como implementou uma nova estratégia de gestão responsável para trazer mais eficiência na administração após recentes cortes orçamentários.

O ministro comentou ainda sobre a Lei Rouanet, que divide a opinião pública. Ao todo, 51 mil projetos culturais foram viabilizados desde seu início, em 1991, com injeção de R$ 16,5 bilhões na economia brasileira, estimulando a geração de empregos, renda e inclusão. Apesar disso, Leitão defende a criação de outro programa complementar. “Minha grande bandeira dentro do governo é o fomento direto à cultura para alcançar aquela parte da produção cultural que a Lei Rouanet não atinge devido às suas singularidades”, afirma.

Leitão também ressalta a importância e os impactos sociais positivos da economia criativa, que incentiva jovens a aprofundarem conhecimentos em áreas de inovação, games e conteúdos audiovisuais. “Precisamos investir nas chamadas profissões da economia criativa. Essas atividades são atrativas para jovens e uma fonte de empregos. Esse pode ser o combo para uma nova boa gestão. Um piloto desse projeto já está sendo lançado no Rio de Janeiro e oferece mais de 8,7 mil vagas em 50 profissões.”

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em E-business pelo IBMEC e Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Sá Leitão foi chefe de gabinete durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, coordenou o programa de apoio à exportação de música (Pró-Música), lançado para estimular a difusão da música brasileira no exterior, e foi o responsável pelo CulturaPrev, um fundo de pensão para os trabalhadores do setor.

 Confira o programa na íntegra no vídeo abaixo:

 

Tudo sobre: 

Contato