Camila Farani detalha como encontrar seu diferencial na competição com grandes empresas

Para presidente da G2 Capital, boutique de investimentos em startups, é preciso analisar nove itens diferentes para encontrar seu diferencial

Letícia Toledo

Publicidade

SÃO PAULO – Spotify, Netflix e XP Inc. são algumas das empresas que começaram seus negócios em setores tradicionais — competindo com grandes companhias — e mesmo assim conseguiram prosperar. Mas, afinal, como quem está começando pode encontrar um diferencial competitivo? Para Camila Farani, presidente da gestora G2 Capital e considerada a maior investidora anjo do país, a resposta contempla nove itens.

“É preciso pensar em cada um desses itens”, afirmou em live do Do Zero ao Topo — marca de empreendedorismo do InfoMoney. Confira um trecho da live no vídeo acima ou clique aqui.

Para encontrar um diferencial, Camila defende que o empreendedor deve analisar e encontrar seu diferencial em um ou mais desses itens: velocidade na entrega, velocidade de acesso ao mercado, tecnologia, criação de valor, design, escala, atendimento ao cliente, tração e faturamento.

Continua depois da publicidade

“O mais importante é olhar pra você e pensar aonde você quer chegar  e quão diferente você pode ser para que as pessoas queiram usar o seu produto e serviço e não o do concorrente”, disse.

Durante a live, Camila também explicou sua visão para criar uma sociedade de sucesso. Segundo a investidora, é preciso que co-fundadores tenham os mesmos objetivos e a mesma cultura. “O modus operandi, por outro lado, deve ser diverso”, disse.

Para quem está pensando em deixar uma carreira executiva para empreender, além do planejamento financeiro, Camila destaca que é preciso entender que o empreendedorismo traz muito mais responsabilidade e menos flexibilidade. “É preciso ser resistente à frustrações e entender que você vai receber um monte de ‘nãos’ antes do ‘sim'”, afirmou.  Confira a live completa no Instagram do Do Zero ao Topo.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.