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SÃO PAULO – Spotify, Netflix e XP Inc. são algumas das empresas que começaram seus negócios em setores tradicionais — competindo com grandes companhias — e mesmo assim conseguiram prosperar. Mas, afinal, como quem está começando pode encontrar um diferencial competitivo? Para Camila Farani, presidente da gestora G2 Capital e considerada a maior investidora anjo do país, a resposta contempla nove itens.
“É preciso pensar em cada um desses itens”, afirmou em live do Do Zero ao Topo — marca de empreendedorismo do InfoMoney. Confira um trecho da live no vídeo acima ou clique aqui.
Para encontrar um diferencial, Camila defende que o empreendedor deve analisar e encontrar seu diferencial em um ou mais desses itens: velocidade na entrega, velocidade de acesso ao mercado, tecnologia, criação de valor, design, escala, atendimento ao cliente, tração e faturamento.
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“O mais importante é olhar pra você e pensar aonde você quer chegar e quão diferente você pode ser para que as pessoas queiram usar o seu produto e serviço e não o do concorrente”, disse.
Durante a live, Camila também explicou sua visão para criar uma sociedade de sucesso. Segundo a investidora, é preciso que co-fundadores tenham os mesmos objetivos e a mesma cultura. “O modus operandi, por outro lado, deve ser diverso”, disse.
Para quem está pensando em deixar uma carreira executiva para empreender, além do planejamento financeiro, Camila destaca que é preciso entender que o empreendedorismo traz muito mais responsabilidade e menos flexibilidade. “É preciso ser resistente à frustrações e entender que você vai receber um monte de ‘nãos’ antes do ‘sim'”, afirmou. Confira a live completa no Instagram do Do Zero ao Topo.