Café salgado? Nestlé planeja ajustar preços após queda no lucro líquido

A fabricante do café solúvel Nescafé e do chocolate KitKat já aumentou os preços em 8,2%, mas isso não compensou o impacto do aumento dos custos

Reuters

Canecas Nescafé são fotografadas no Nestlé Research Center em Orbe, Suíça, em 31 de maio de 2018. Foto tirada em 31 de maio de 2018 (Foto: REUTERS/Denis Balibouse/File Photo)

Publicidade

(Reuters) – A Nestlé aumentará ainda mais os preços neste ano, disse o presidente-executivo da empresa, Mark Schneider, nesta quinta-feira, depois que matérias-primas mais caras contribuíram para que o lucro líquido anual da companhia ficasse abaixo das expectativas dos analistas.

A fabricante do café solúvel Nescafé e das barras de chocolate KitKat aumentou os preços em 8,2% no ano passado, mas isso não compensou totalmente o impacto do aumento dos custos dos ingredientes nas margens.

“Nossa margem bruta caiu cerca de 260 pontos-base — isso é enorme. Isso depois de todos os aumentos que fizemos em 2022”, disse Schneider a repórteres.

Continua depois da publicidade

O analista do Barclays, Warren Ackerman, disse esperar que “quase todo” o volume abaixo do estimado seja o resultado da Nestlé ter repensado a variedade de produtos que fabrica e as restrições da cadeia de suprimentos.

O lucro líquido caiu para 9,3 bilhões de francos suíços, abaixo das expectativas de 11,6 bilhões de francos suíços, embora a previsão consensual não tenha levado em conta o prejuízo na subsidiária Aimmune da Nestlé no ano passado, disseram analistas.

(Por John Revill; reportagem adicional de Richa Naidu)