Cacau Show: a trajetória do empreendedor que, em plena pandemia, continua investindo em lojas físicas

A trajetória completa de Alexandre Costa é tema do 76º episódio do podcast Do Zero ao Topo

Letícia Toledo

Publicidade

SÃO PAULO – Nem a pandemia desacelerou os planos da Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, e de seu fundador, Alexandre Costa, de investir em lojas físicas. “A gente ainda tem uma avenida grande de crescimento no Brasil e queremos abrir 500 lojas em 2021”, disse em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo. Atualmente, a rede possui mais de 2.400 unidades.

A trajetória completa do empreendedor — que começou vendendo chocolates aos 17 anos com dinheiro que pegou emprestado de seu tio — é tema do 76º episódio do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Quando começou, em 1988, Alexandre vendia suas trufas e bombons em padarias, pequenas lojas e, depois, até em supermercados e atacados de São Paulo. A Cacau Show ganhou a escala quando decidiu investir na abertura de lojas, a partir de 2001.

Um feito pouco comum no mundo dos negócios é o fato de Costa ter feito toda a expansão com capital próprio. “Nós nunca tivemos fechados a nenhuma possibilidade [de ter outro acionista]. Mas essa empresa é o sonho da minha vida e pretendo estar nela até meu último dia”, afirmou.

Para expandir sua rede em 2021, Costa revela que deve abrir cerca de 15 super ou mega stores da Cacau Show — como chama as unidades acima de 100 metros quadrados que está investindo com o capital da companhia. As demais lojas devem ser franquias.

Além do modelo convencional e do quiosque, a Cacau Show lançou recentemente uma loja em container, que requer um investimento menor do franqueado, a partir de R$ 59.900. “Vemos o container como uma oportunidade para crescer em cidades com 10 mil e 20 mil habitantes”, afirma. Confira a história completa do grupo no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.