C6 Bank, do cartão com nome de pet, nasce oficialmente e terá programa de recompensa gratuito

Novo banco digital será o primeiro do mercado brasileiro a oferecer recompensas sem taxas; também possibilita saques na rede 24h sem custo e transferência viaSMS

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – O banco digital C6 Bank, que ficou conhecido pela possibilidade de colocar qualquer nome no cartão de crédito, foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (5), em evento na sua sede – um prédio robusto na av. Nove de Julho, em São Paulo. Até então, desde que recebeu licença bancária pelo BC há sete meses, estava na versão beta para 200 mil “early adopters”. 

Antes mesmo do lançamento oficial, o C6 fez barulho na internet quando alguns de seus clientes decidiram colocar os nomes de seus animais de estimação nos cartões de crédito. Agora, a empresa começa a colocar dinheiro em divulgação para se fazer conhecer por seus serviços. 

Diferentemente da maioria dos bancos digitais brasileiros, o C6 já quis nascer como uma solução bancária completa. Ele já possui cartão de crédito (grátis ou com anuidade), débito, transferências, saques, pagamento de boletos, investimentos, contas para pessoa jurídica (incluindo maquininhas de pagamento), uma tag de pedágios (tipo Sem Parar) entre outros serviços.

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A meta, de acordo com Luiz Marcelo “Teco” Calcchio, sócio-fundador, é ter tudo e deixar as pessoas “confortáveis” para sair de seus bancos tradicionais e migrar para a fintech.

Junto ao lançamento, o C6 inaugura uma funcionalidade de transferência de valores por SMS ou WhatsApp sem custo, apelidada de C6 Kick. O cliente do banco que quiser transferir valores a partir do C6 só precisará do número de celular do destinatário – o serviço vale para enviar dinheiro para qualquer banco, grátis. 

Programa de recompensas sem anuidade

O maior diferencial do C6, todavia, ainda está por chegar e não tem semelhante no mercado: um programa de recompensas sem anuidade e sem gasto mínimo no crédito, que pontua até mesmo com gastos no débito.

Atualmente, o cliente C6 Carbon, que paga anuidade de 12x R$ 85, tem acesso a um programa de recompensa chamado Átomos, com conversão de 2,5 pontos por dólar. 

Com pontos que nunca expiram, o Átomos permite checar o número de pontos antes da fatura fechar e em breve terá uma loja para transferir seus pontos para outros programas de milhagens, como Multiplus e Smiles. 

A grande novidade é que, nos próximos meses (a empresa não especificou quando), o Átomos terá uma versão totalmente livre de tarifas e juntará pontos também para transações no débito e boleto (além do crédito). Obviamente, as taxas de conversão serão menos vantajosas, mas é a primeira opção no mercado de programa de milhagens nessas condições, sem a necessidade de gastar um mínimo por mês. 

Pessoa jurídica

Na frente dos clientes corporativos, o C6 tem soluções tanto para o microempreendedor individual (MEI) como para pequenas e médias empresas (com faturamento entre R$ 50 mil e R$ 3 milhões por mês). Para essa segunda categori, treina um time de consultores independentes para garantir um relacionamento mais próximo e personalizado.

As soluções para esse segmento passam por serviços gratuitos, como até 100 transferências por mês, empréstimos com e sem garantia e até uma maquininha de pagamentos, a C6 Pay, com aluguel de R$ 60 mensais (que pode ser zerado se o cliente fizer mais de R$ 5 mil em transações no mês) e taxas de transação entre 1,99% (débito) e 3,99% (para receber crédito em 2 dias). 

Capital e divulgação

Até agora, o C6 está sendo financiado totalmente por capital próprio dos fundadores. Foram aportados inicialmente R$ 500 milhões. Teco admite que “em algum momento” será necessário angariar investimentos mais robustos. Já existem conversas com investidores, segundo ele. 

Enquanto isso, o essencial é captar clientes. E daí a necessidade de divulgação. 

Nesta segunda, estreiam as campanhas de marketing da empresa na televisão, YouTube e off-home (pontos de ônibus e relógios de rua). Para as imagens, foi contratado um fotógrafo de moda autoral. Para o vídeo, a estrela é o músico Zeeba, cujo último lançamento, “It’s Your Life”, chegou às plataformas e rádios como se fosse uma música comum, mas na verdade teve criação conjunta com a agência de publicidade do C6. 

Segundo a diretora de marketing, Alexandra Pain, a ideia é capturar um público jovem, “mas não tão jovenzinho”. O C6, no fim das contas, é um pouco mais sofisticado. 

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney