Brasil Telecom

Uma das três holdings fixas criadas a partir da privatização do Sistema Telebrás em 1998, responsável pela área II, que envolve o Distrito Federal e mais nove estados das regiões oeste, central e sul do País

Tainara Machado

Publicidade

A Brasil Telecom foi uma das três holdings fixas criadas a partir da privatização do Sistema Telebrás, em 1998, responsável pela área II, que envolve o Distrito Federal e mais nove estados das regiões oeste, central e sul do País.

A empresa optou pela estratégia de expansão via aquisições de outras empresas. Assim, em 2000, adquiriu a CRT por R$ 1,4 bilhão, que foi posteriormente incorporada. No final de 2002, a companhia anunciou a aquisição do sistema de cabos submarinos de fibra ótica do grupo GlobeNet e 19,9% da MetroRED. Em 2004, a Brasil Telecom passou a atuar também no segmento de telefonia móvel e, em três anos de operação, a empresa superou a marca dos 4 milhões de clientes neste mercado. Consolidando sua estratégia de aquisições, a Brasil Telecom comprou o restante do IG, do qual já era sócia, com a posterior integração dos serviços de internet da companhia sob o portal.

Em 2009, por sua vez, a companhia foi comprada pela Telemar Norte Leste, braço operacional da Tele Norte Participações. Operacionalmente, a Brasil Telecom já está integrada à empresa sob a marca Oi. No entanto, a reestruturação societária, que tinha por objetivo tornar a companhia uma subsidiária integral da Telemar Norte Leste, não foi concluída, pois os acionistas minoritários da Brasil Telecom rejeitaram a nova relação de troca proposta pela Telemar, que encampa a necessidade de provisões para contingências jurídicas de cerca de R$ 2,3 bilhões, não previstas anteriormente.

Continua depois da publicidade

Ativos listados
A companhia possui ativos negociados na Bolsa de Valores de São Paulo sob os códigos BRTO3 para as ações ordinárias e BRTO4 para os papéis preferenciais. Além disso, a companhia possui ADR sob o código BTM na bolsa de Nova York.

Para acessar a página oficial do site de Relações com Investidores da Brasil Telecom, clique aqui.