Braço financeiro da Alibaba pode fazer maior IPO do mundo em Hong Kong e Xangai

A oferta pública inicial da fintech pode levantar até US$ 30 bilhões

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – A Ant Group, fintech pertencente ao grupo Alibaba, é uma das maiores empresas do grupo varejista e deve ficar ainda maior. Nessa terça-feira (25) a companhia entrou com pedido de listagem dupla em Hong Kong e em Xangai e pode levantar até US$ 30 bilhões, no que seria o maior IPO do mundo.

Em 2014, o Alibaba fez o maior IPO da história da Bolsa de Nova York, levantando US$ 25 bilhões.

A oferta pública inicial da Ant é a primeira listagem simultânea em Xangai e Hong Kong, impulsionando o status do centro financeiro de Hong Kong para um mercado que possa atrair mais de IPOs internacionais, além de fortalecer a imagem da Bolsa de Xangai.

Continua depois da publicidade

A Ant, que já foi o unicórnio mais valioso do mundo – e agora será uma empresa de tecnologia listada de bilhões de dólares – não revelou o tamanho, cronograma ou outros detalhes importantes da oferta em seu prospecto preliminar. A empresa também se recusou a comentar os detalhes do IPO com a mídia.

Ainda que a expectativa seja de levantar US$ 20 bilhões, fontes disseram à Reuters que o tamanho da oferta pode chegar a US$ 30 bilhões

Isso a tornaria o IPO da Ant Group o maior do mundo desde que a gigante do petróleo Saudi Aramco levantou US$ 29,4 bilhões em dezembro do ano passado, ultrapassando o recorde estabelecido pelo Alibaba Group de US$ 25 bilhões em 2014.

Ainda segundo a agência de notícias, a Ant pretende vender entre 10% e 15% de suas ações, mas os detalhes ainda não foram divulgados. Em sua última rodada de financiamento, em 2018, a empresa foi avaliada em cerca de US$ 150 bilhões

A Ant planeja usar os recursos arrecadados na oferta para expandir sua base de usuários e pagamentos internacionais e aprimorar suas capacidades de pesquisa e desenvolvimento, disseram as fontes à Reuters.

Joia chinesa

A receita da empresa foi de 72,5 bilhões de yuans (cerca de US$ 10,5 bilhões na conversão atual) no primeiro semestre do ano, um aumento de quase 40% em relação ao mesmo período de 2019. Nesse mesmo período, o lucro aumentou quase 12 vezes. Esses números destacam como a Ant permaneceu resiliente mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Nos últimos anos, a Ant acumulou uma série de licenças para operações financeiras, incluindo pagamentos, a criação de um banco online, seguros e microcréditos.

Seu maior e mais conhecido negócio é a Alipay, maior participante do mercado chinês de pagamentos móveis, um mercado de aproximadamente 430 trilhões de yuans (US$ 62 trilhões).

Em junho, a Alipay tinha 711 milhões de usuários ativos, com volumes de pagamento chegando a 118 trilhões de yuans (US$ 17 trilhões) na China, mostram os registros da Ant.

A Alibaba fundou a Alipay em 2004, inspirando-se no PayPal, para ajudar os compradores chineses a comprar online.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.