Bovespa compra “briga” com 30 estatais listadas; entenda o motivo

Bolsa anunciou hoje programa de medidas que visam aprimorar a governança corporativa das estatais e trazer de volta a confiança dos investidores

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&FBovespa (BVMF3) arregaçou as mangas nesta quinta-feira (2) para tentar contornar um problema antigo mas que ganhou repercussões ainda maiores agora em meio à Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras: trazer de volta a credibilidade das empresas estatais – tão abaladas nos últimos anos. Para isso, a Bolsa anunciou hoje, com apoio da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), um programa de governança corporativa para essas companhias. 

A “briga” com as empresas controladas pelo governo não é em vão. Hoje, são 30 estatais, considerando tanto aquelas 100% controladas pelo Estado como também as de economia mista, listadas na BM&FBovespa.

Não para menos, elas giram um quarto do volume médio diário negociado na Bolsa (25,1%), segundo dados coletados de março de 2014 a fevereiro de 2015. E dessas, 8 são integrantes do Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa. Uma representatividade enorme no mercado de capitais brasileiro, que não anda tão bem das pernas. De 2010 até agora, o benchmark da Bolsa caiu 27,6% – fechando em três dos últimos cinco anos no negativo.

Continua depois da publicidade

Em meio a esse cenário, a resposta dos investidores foi clara: o número de pessoas físicas na Bovespa caiu de 610.915 em 2010 para 566.615 em 2015, direção oposta à projetada pela Bolsa em 2011, que sonhava na época em chegar este ano com 5 milhões de CPFs. 

A Bovespa não esconde a importância das estatais para sua base de investidores e que melhorias na governança dessas empresas poderiam trazer de volta a confiança dos investidores. Das estatais, o Banco do Brasil é hoje o que possui a maior base de CPFs da Bolsa: 335 mil. O banco é seguido pela Petrobras (278 mil), Cemig (121 mil) e Banrisul (51 mil). Isso considerando apenas o número de pessoas físicas, mas se incluir os fundos de investimentos (que possuem uma base bem diversificada) esse montante cresce ainda mais.  

Em coletiva de imprensa, realizada na sede da Bolsa nesta quinta-feira, o presidente da BM&FBovespa não deixou de mencionar isso: “se olharmos para o Ibovespa, desde a sua criação, sempre houve forte participação das estatais, porque a atuação do governo é forte por meio das companhias. São empresas com o maior número de investidores e com volume expressivo de negócios fora do País”. 

Apesar disso, o desempenho delas têm deixado a desejar: de 2010 a fevereiro de 2015, houve uma redução de 35% no valor de mercado das estatais, enquanto a capitalização de mercado apresentou retração de 1,6%. Para a Bolsa, as medidas anunciadas hoje poderiam contornar esse problema – mas não somente entre as empresas de capital aberto. “Há dezenas de estatais de capital fechado, que, a partir de melhorias de governança e gestão, poderiam evoluir na direção do mercado de capitais”.

Segundo Edemir, o programa que a Bolsa quer criar não terá efeito imediato, já que as empresas terão que aderí-lo (voluntariamente) e isso levará tempo, mas é um passo para a evolução do mercado. “Queremos que as estatais adotem regras de gornança mais rígidas que as prevista em lei. Propomos uma mudança estrutural profunda, por isso não esperamos mudanças imediatas”, disse Edemir, citando que é um processo similar ao que ocorreu com a criação do Novo Mercado, que se transformou em um exemplo único de conjunto de regras mais severas que a própria legislação. 

Para saber mais sobre as novas medidas anunciadas pela Bovespa, clique aqui. 

Confira abaixo a lista das 30 estatais listadas atualmente na Bolsa:

Empresa Ticker
Petrobras PETR3; PETR4
Banco do Brasil BBAS3
BB Seguridade BBSE3
Cemig  CMIG4
Cemig Distribuidora
Cemig GT
Cesp CESP6
Copel CPEL6
Eletrobras ELET3; ELET6
Eletropar LIPR3
EMAE EMAE4
Casan CASN3
Copasa CSMG3
Sabesp SBSP3
Sanepar SAPR4
Telebras TELB3; TELB4
SPTuris AHEB3
MGI Participações
Banco Amazônia BAZA3
Banese BGIP4
Banestes BEES4
Banpará BPAR3
Banrisul BRSR3
BRB Banco BSLI4
Nord Brasil BNBR3
CEB CEBR6
CEEE-D CEED4
CEEE-GT EEEL4
Celesc CLSC4
Celgpar GPAR3