Nos planos

Bendine quer dividir Petrobras em 2 super diretorias, segundo fontes

A nova estrutura seria equivalente à que Bendine utilizou quando era presidente do Banco do Brasil

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Aldemir Bendine, quer dividir a estatal em duas super diretorias, disseram fontes à Bloomberg. A ideia seria dividir a companhia em divisões de operações “upstream” e “downstream”. 

A divisão de operações “upstream” incluiria exploração e desenvolvimento de campos de petróleo e gás, enquanto a “downstream” incluiria refino de petróleo”, disseram três pessoas próximas às discussões que pediram anonimato porque as discussões são privadas.

A nova estrutura seria equivalente à que Bendine utilizou quando era presidente do Banco do Brasil (BBAS3). Já foi pedido que as diretorias atuais, que hoje são sete, identifiquem posições de gerência que podem ser cortadas.

Aprenda a investir na bolsa

Segundo a reportagem da Bloomberg, os funcionários não seriam demitidos, mas perderiam o adicional de chefia que chega a mais do que dobrar os salários. O departamento de comunicações da companhia, com mais de 1 mil pessoas deve encolher e se concentrar na sede. De acordo com pessoas de dentro da empresa, a Petrobras já extinguiu sua divisão internacional, cujos funcionários foram incorporados por outras diretorias, especialmente exploração e produção.